O Anexo do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que inclui espaços como salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena), Galeria Ramos Cotoco, Teatro Morro do Ouro, Biblioteca Carlos Câmara e Cantina do Muriçoca, será reaberto de forma festiva nesta quarta-feira, 17, após ter passado por obras de manutenção e conservação, com investimento de R$ 200 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult. (Foto: Divulgação)
A programação inclui a produção de um mural com grafite por Narcélio Grud e artistas do Festival Concreto, na Rua 24 de Maio, aulas abertas com Jesuíta Barbosa, Juliana Veras e Aparecida Silvino, ensaio da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, espetáculos do “É Noiz Perifa”, shows de Thiago Almeida, Perfeita Simetria, alunos da Escola Maninha Mota, lançamento de livro coordenado por Hiroldo Serra sobre Flavio Phebo, entre outras atrações das 9h às 22h, sempre com entrada franca
Marcando o dia especial para o TJA, a cidade e todo o Ceará, o público poderá conferir com entrada franca uma programação especial, ao longo de todo o dia. A solenidade de reabertura acontece às 9h30, com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e da diretora do TJA, Selma Santiago, que reforçam o convite para artistas, produtores, técnicos e espectadores conferirem de perto o resultado dos trabalhos e participarem da programação especial desta quarta.
Os serviços realizados incluíram manutenção da coberta dos espaços, pintura, revisão hidráulica e elétrica, além do tratamento de piso de madeira de algumas salas. “Com as obras de manutenção, o Anexo do Theatro José de Alencar, composto por vários espaços de muita vitalidade e diversidade, com atividades muito intensas ao longo de todo o dia, dentro desse grande centro cultural que é o TJA, passa a receber melhor os artistas, produtores, técnicos, servidores e, especialmente, o público”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.
Confira a programação, com entrada franca em todas as atividades:
9h – Receptivo / Arte Urbana – Mural na Rua 24 de Maio, com o artista Narcélio Grud (Festival Concreto)
9h30 – Solenidade com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, a diretoria do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, artistas, técnicos, produtores, público. Descerramento da Placa da Obra de Manutenção.
10h – Programa Aula Aberta.
Sala de Teatro: Curso Princípios Básicos de Teatro – Juliana Veras
Sala de Dança: Curso de Iniciação em Dança Contemporânea: Prodança
Sala de Canto: Aula de Canto Aparecida Silvino – Participação do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz)
Sala de Música: Ensaio Aberto da Big Band Spallas Brass
12h – Show Favela Sobrevive – É Noiz Perifa – Praça Mestre Pedro Boca Rica.
15h – Visita Espetacular – Teatro Morro do Ouro
15h – Programa Aula Aberta
Sala de Teatro: Aula Aberta “Da Ação a Criação”, com Jesuíta Barbosa
Sala de Canto: Escola de Canto Maninha Mota
Sala de Música: Ensaio Aberto do Grupo de Câmara da Orquestra Eleazar de Carvalho com participação de Sueli Helena de Miranda
16h – Não, Coração – É Noiz Perifa – Sala de Canto
17h – Exercício de Montagem do espetáculo “Geração Trianom”, direção Pedro Domingues. Apresentação seguida de debate – Sala Multiuso Sidney Souto.
18h – Coral Soul Cantor – Hora do Ângelus – Praça Mestre Pedro Boca Rica
18h15 – Piano, Solo, Adubo e Florestas, com Thiago Almeida – Praça Mestre Pedro Boca Rica
19h30 – Abertura da Exposição e lançamento do livro “O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo”. Curadoria e autoria: Hiroldo Serra – Galeria Ramos Cotoco
20h – Caixeiros Viajantes – É Noiz Perifa – Praça Mestre Pedro Boca Rica
21h – Show Perfeita Simetria – Praça Mestre Pedro Boca Rica