Educadores e gestores de bibliotecas dos municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel poderão participar de uma Oficina de Mediação à Leitura, com foco em contação de histórias, nos próximos dias 23 à 25 de maio. A formação faz parte das atividades do eixo de incentivo à leitura que já tiveram início em abril deste ano, com a chegada do PDE e de uma biblioteca novinha na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe, dando continuidade as ações previstas pelo Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário. (Foto: Divulgação)
O curso será ministrado em parceria que o Instituto mantém com a Comunidade Educativa – CEDAC, que durante os três dias de formação, já firmados para realização nos dois turnos, de 9h às 17h, apresentará um amplo repertório literário, além de metodologias voltadas para a compreensão do comportamento dos leitores e a construção de critérios de análise das obras literárias para seleção e leitura com os alunos. As inscrições seguem até o dia 19 de maio, para maiores informações os interessados devem entrar em contato através do e-mail imprensa@brasilsolidario.org.br
Como as demais atividades do PDE, que tem apoio municipal junto as três cidades em que está sendo aplicado – Beberibe, Pindoretama e Cascavel – a oficina acontece de forma gratuita e prevê a participação de pelo menos 30 educadores da rede de ensino dos três municípios, reforçando a ideia de manter uma escola modelo em um processo de multiplicadores que passam a ter a missão de “repassar as boas práticas socioeducativas do projeto a outras escolas da região”.
Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, a parceria com o CEDAC vem de longa data e tem sido muito importante para as ações de incentivo à leitura promovidas dentro das escolas públicas que recebem as ações do PDE. “O CEDAC é uma organização com reconhecimento em todo o território nacional e que tem contribuído de forma efetiva com a capacitação de nossos formadores da rede IBS, além de professores que estão à frente dos projetos de leitura e que passam a se sentir mais seguros para aplicar em sala de aula o aprendizado voltado para mediação de leitura”, pontua Salvatore.
Na escola sede, Desembargador Pedro de Queiroz, já se tem colhido bons frutos das ações de incentivo à leitura iniciadas pela primeira fase de implementação do PDE em abril e com retorno muito positivo dos alunos da instituição. “Desde a semana que recebemos as oficinas práticas do PDE nossa biblioteca passou por melhorias significativas, que influenciaram diretamente na adesão dos alunos ao novo espaço. Estamos com um acervo bem mais amplo, além do ambiente organizado e acolhedor para que os alunos e educadores se sintam motivados a participarem de forma mais participativa na nossa biblioteca. Não só aqui na escola, mas estamos recebendo demanda de outras escolas para visitarem o espaço de leitura e terem contato com as propostas de leitura do IBS, inclusive já vamos começar a agendar neste mês de maio”, ressalta a Diretora da Escola Desembargador Pedro de Queiroz, Rosângela Alves.
Somado ao acervo de 500 livros já doados pelo IBS à biblioteca da escola em abril, com a formação junto ao CEDAC também chegarão novos livros para o espaço da escola, que serão utilizados durante a realização do curso. De acordo com a gestora da sala de leitura, Professora Ana Cristina Lopes, da Escola Desembargador Pedro de Queiroz, com a chegada dos livros doados pelo IBS, a movimentação na biblioteca foi intensificada e a escola tomou a iniciativa de articular empréstimos de livros junto a biblioteca municipal de Beberibe. “O fluxo na sala de leitura aumentou consideravelmente, então começamos a pensar em como manter o público juvenil sempre motivado a permanecer buscando novas fontes de leitura, uma das ações que contribuiu para essa aproximação dos alunos à biblioteca, foi o projeto do IBS 30 minutos pela leitura, que já aplicamos na escola no mês de abril e foi um sucesso entre professores e alunos”, disse a gestora.
Serviço
Oficina de Mediação à Leitura – Contação de Histórias
Mediação: Comunidade Educativa – CEDAC (http://www.comunidadeeducativa.org.br/)
Data: 23 à 25 de maio
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Escola Desembargador Pedro de Queiroz – Beberibe-CE