A Seja Digital, entidade não governamental responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, inaugura realiza a “Vila Digital”. No espaço, localizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, os visitantes viajarão no tempo, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital. Além da exposição, que acontece até o dia 02 de setembro, a Vila Digital também conta com um ambiente interativo que oferece atividades, experiências e jogos para todas as idades. (Foto: Reprodução-Facebook/Pró-TV)
A iniciativa, com curadoria da PRÓ-TV, faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorre no dia 27 de setembro em Fortaleza e em outras 14 cidades em seu entorno. Após essa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.
Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000.
Entre as atividades interativas, características da era da TV digital, a exposição oferece um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas e simular a apresentação de um programa no estúdio de TV. Quem tiver coragem, pode se arriscar no “Você é o show”. Diante de uma câmera, o visitante se torna cantor de reality show para os amigos. É só sacar o smartphone e compartilhar nas redes sociais o que estiver vendo e vivendo.
A última estação da Vila mostra que o futuro já chegou. É a convergência digital. Hoje, o mundo está conectado e na palma da nossa mão. O desligamento do sinal analógico de TV permitirá a expansão do sinal 4G em 700 MHz, uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem à internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. As pessoas e as cidades estarão ainda mais conectadas.
Vila Digital
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
De 29 de julho a 02 de setembro. Terça a sábado das 10h às 19h
Endereço: Rua Conde D’Eu, 560 Centro – Fortaleza
Entrada franca
