Nesta sexta-feira, 15, às 19h, a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea abre a exposição “Resquícios de Nós”, composta por 25 obras inéditas, entre pinturas e esculturas, da artista pernambucana Thina Cunha. Após 10 anos de sua última exposição em terras alencarinas, a artista retorna para celebrar com a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea seus 10 anos de difusão da arte nordestina. (Foto: Divulgação)
Os trabalhos que compõem essa mostra foram desenvolvidos ao longo de 20 anos de experimentos com diversos tipos de materiais e técnicas aplicadas e ficam expostas para visitação até o próximo dia 28 de outubro.
Além da pintura, muito presente em sua obra, Thina traz para o plano bidimensional sua vivência como escultora, nas chamadas Esculturas de Telas, utilizando-se de uma técnica mista, que envolve amarrações, colagens, reciclagem de objetos e metais fundidos e retorcidos, criando ilusão de ótica e diferentes efeitos de luz dependendo do ângulo que se observa a obra.
Madeiras, metais, resinas, restos de alumínios e sobras de materiais de reciclagem, grafites, lonas, fibra de vidro, garrafas pet, tecidos, cerâmicas transformam-se em novos suportes. Os formatos grandes e as peças hibridas, nas quais as diversas técnicas se complementam em diferentes camadas, é algo constante em seu trabalho.
“Na minha concepção estas formas desorganizadas representam a nossa era onde os excessos se proliferam de forma abundante em todo o espaço nos meios sociais. No final do caos nasce uma composição plena”, explica a artista, acrescentado: “A geometria é desconstruída em fragmentos, não é racional. Ela reorganiza formas segundo sua intenção emocional. O objetivo da exposição é se conectar com o observador, fazer parar por mais tempo, gerar reflexão sobre a qualidade de vida atual, incluindo questões ambientais e sociais”.
Com mais de 20 anos de experiência em artes plásticas, a artista Thina Cunha, nascida na cidade de Eire, Pensilvânia, nos Estados Unidos, radicada brasileira desde os primeiros meses de vida, iniciou seu interesse pelo ramo artístico durante a década de 70, quando frequentou a Escola de Belas Artes de Pernambuco.
Em 1973 estudou com o pintor e desenhista Pierre Challita e em 1976 estudou “iniciação de escultura” na U.S.L em Lafayete, EUA, onde descobriu o que procurava na modelagem do barro.
Desde 2000 possui uma galeria própria que carrega o seu nome, já instalada no bairro Campo Grande, em Recife e hoje localizada em Boa Viagem, também na capital pernambucana.
Serviço
Exposição Resquícios de nós
Abertura: 15 de setembro de 2017(sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401, Meireles, Fortaleza – Ceará
Telefones: (85) 3242-2024 / 98894-1206(whatsapp)
Visitação gratuita: 16 de setembro a 28 de outubro de 2017
Dias e horários: seg. a sex – 10 às 19h | sábado – 9 às 13h
Informações: Mariana Furlani / Evelane Dias
E-mail: mfac.adm@gmail.com
