A quinta edição do Cine Rebuceteio exibe o longa-metragem inédito “Angelus Novus”, dirigido pelo Duo Strangloscope, formado pelos catarinenses Cláudia Cárdenas e Rafael Schilchting. A sessão gratuita acontece nesta segunda-feira, 18, às 19h, no Cinema do Dragão, e será seguida de debate com os diretores. (Foto: Divulgação)
O Cine Rebuceteio é um cineclube mensal que exibe filmes brasileiros contemporâneos inéditos em Fortaleza, com programação agendada até dezembro. “Angelus Novus” é um filme experimental que busca quebrar as lógicas lineares e historicistas das narrativas tidas como comuns, a partir do delírio, da mística, do devaneio e do sonho, apontando um novo caminho para uma narrativa experimental. No elenco, Edgard Navarro, Chico César, Juliane Elting e Daniel Santiago.
“Angelus Novus’ pode ser associado a um cinema contemporâneo por seu desejo por um ‘cinema de deambulação’, acompanhando a trajetória, física e espiritual, de um personagem em deriva, num percurso de errância. Liberto das amarras da narrativa clássica (de motivações e psicologia), não temos informações sobre esse personagem: ele apenas existe no instante, como corpo e como luz. Mais radical até mesmo do que filmes como ‘Rosetta’ (Dardennes) ou ‘Os Mortos’ (Lisandro Alonso), “Angelus Novus” não tem mais a necessidade de orientar uma busca (um emprego ou o retorno ao lar), mas simplesmente reúne fragmentos autônomos, esses pequenos instantes de vida e de desejo, quando um corpo pulsa e somos felizes por isso, com toda a dor e angústia por estarmos vivos”, afirma Marcelo Ikeda, coordenador e curador do Cine Rebuceteio.
Os cineastas Cláudia Cárdenas e Rafael Schilchting integram o Duo Strangloscope, com produções voltadas inteiramente para a experimentação, ou seja, para a pesquisa do movimento, do ritmo e da composição com imagens e sons. Os diretores afirmam que seu trabalho está atravessado por ambiguidades conscientes, encorajando interpretações múltiplas e utilizando técnicas e temas paradoxais para a criação de um trabalho que requer participação ativa do fruidor da obra audiovisual.
“Trabalhamos no cruzamento entre fronteiras que cremos não existirem mais Videoarte – Filme Experimental. O nosso trabalho audiovisual ultrapassa os limites da produção convencional de filmes. O aspecto experimental do nosso trabalho poderia residir desde o modo como utilizamos novas e diferentes formas de trabalhar com a câmera, utilizando diferentes tipos de iluminação, diferentes efeitos de áudio, performando ou até mesmo atuando”, explica a dupla.
“Angelus Novus”
(2016, Experimental, 75′, Cor)
Sinopse: A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo-espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e uma ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! – grita o Angelus Novus.
Serviço
Cine Rebuceteio – “Angelus Novus”
Data: 18 de setembro de 2017
Horário: 19h
Local: Cinema do Dragão
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Entrada gratuita.
Facebook: https://www.facebook.com/cinerebuceteio