O Laboratório de Artes Visuais da escola Porto Iracema das Artes traz a ensaísta e psicanalista Tania Rivera para a realização da masterclass “Censura e desejo na arte” na próxima sexta-feira, 17, às 19h. O evento será no auditório do Porto, com acesso gratuito. (Foto: Divulgação)
Tania Rivera é tutora do projeto “O sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã”, dos artistas-pesquisadores Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, desenvolvido este ano no Laboratório de Artes Visuais.
A psicanalista e ensaísta vai debater o momento atual da arte a partir dos olhares e acusações moralistas de diversos setores da sociedade, como explica o coordenador do Laboratório de Artes Visuais, Bitú Cassundé. “Nesse momento no qual o Brasil atravessa uma onda de intolerância e o conservadorismo se pronuncia de forma tão violenta e direcionada à arte, a psicanalista Tania Rivera reflete acerca de desejo e liberdade”, diz. Partindo desses pontos, a convidada vai abordar maneiras de defender e potencializar o desejo da arte, frisando a importância de sua capacidade libertadora.
Psicanalista e ensaísta, Tania Rivera trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os campos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Fez graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA – UFRJ (2006). Foi professora da Universidade de Brasília entre 1998 e 2010 e atualmente é professora do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Recebeu o prêmio Jabuti de Psicologia/Psicanálise (2014) com o livro “O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise” (Cosac Naify, 2013). É curadora da exposição “Lugares do Delírio” (Museu de Arte do Rio, 2017).
Serviço
Masterclass “Censura e desejo na arte”, com Tania Rivera
Dia 17 de novembro, às 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Gratuito
