Com a participação da contadora de histórias, escritora e musicista Bia Bedran, a ONG Casa do Conto promove, nesta segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, o IV Seminário Baú de Leitura. O evento será realizado no auditório da Enel, apoiadora do projeto por meio da Lei do Mecenato Estadual – Secult-CE. (Foto: Divulgação)
Durante o seminário, terão oficinas sobre literatura infantil e música e será apresentado o aplicativo Mapa da Leitura, que viabiliza o cadastro de grupos para atuar com bibliotecas comunitárias. As comunidades interessadas em participar do projeto podem se cadastrar durante todo o ano. O evento contará também com a apresentação do grupo Tapera das Artes e a entrega de três baús, contendo 400 livros cada, para comunidades de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Fortaleza.
A arte de contar histórias é mais do que nunca necessária porque quando ela se dá, seja num contexto pedagógico, numa roda informal de contos ou mesmo no que chamamos de “indústria do espetáculo”. A arte de contar história vem se instalando cada vez mais em contextos e vivências diversas, do ambiente de sala de aula aos espaços de shoppings. O maravilhoso contém elementos e valores ancestrais que vêm caminhando ao lado da existência humana em suas mais diversas culturas e, quando um conto é narrado, as imagens saltam diretamente para a imaginação criadora do ouvinte, seja ele criança ou adulto.
“Agora, o momento é de refletir e fazer mais um balanço da edição deste projeto, a 12ª desde a sua criação. O seminário reúne os profissionais envolvidos no processo e também é hora de celebrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas comunidades com os jovens e as crianças”, explica Almir Mota, coordenador do projeto, acrescentando que o baú vem se integrando cada vez mais nas comunidades de forma muito ativa, participando do dia a dia das pessoas como um espaço de lazer, lúdico, de encontro.
Programação Seminário Baú de Leitura
Dia 20 de novembro, segunda-feira
8h – Coffee break e credenciamento dos participantes
8h30min – Apresentação artística da Taperas das artes
9h – Videoconferência com Tairon Coelho, Yasmim Wink e Guilherme Donada, criadores do aplicativo Mapa da Leitura
10h30min – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto
14h – Oficina literatura infantil cearense, com Kelsen Bravos
14h – Oficina Musicalização na Biblioteca, com Thomé Holanda
Dia 21 de novembro, terça-feira
8h – Coffee break e credenciamento dos participantes
8h30min – Palestra Sistematização de acervos, com a Aparecida Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará.
10h30 – Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto
13h30min – Entrega de 03 Baús de Leitura e sorteios
14h30min – Palestra show com a contadora de histórias e musicista Bia Bedran
A doação de acervos pelo projeto Baú de Leitura vai além da formação de bibliotecas comunitárias. Uma vez integrado através do cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado, o equipamento passa a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará e ter benefícios que vão além do recebimento do acervo do projeto do Baú de Leitura.
Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Palmácia, Crato, Crateús, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas-CE gerida pela Secult-CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.
Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar e fomentar o surgimento de novos espaços de leitura em comunidades de baixo IDH do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e jovens. O projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.
O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).
Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/
Cadastre sua biblioteca
O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo fomentar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.
Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail: bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 3101-2546 ou 2547.
Mais informações em:
Casa do Conto
Telefone (85) 3252-3343/ 98526-1201
Coordenação geral do projeto: Almir Mota
Coordenação executiva: Júlia Barros
E-mail: casadoconto@hotmail.com
Fan Page: @ongcasadoconto
