Com 25 trabalhos dos artistas e ex-alunos da escola Porto Iracema das Artes, Érica Nogueira, Helder de Pádua e Victor Gifoni, a mostra Margens da Pele, aberta na última sexta-feira, 24, traz desenhos, fotografias e aquarelas sobre o corpo e a pele. A exposição segue até o dia 26 de janeiro de 2018, sempre de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A classificação indicativa é de 16 anos e o acesso é gratuito. (Foto: Divulgação)
A exposição tem a curadoria do sociólogo Kaciano Gadelha. Para ele, os artistas “saem do lugar comum das imagens do corpo e de suas fixações, jogam com a pele que se estende e distende do cenário de intimidade ao cenário po-ético da diferença e da diversidade através do desenho e da fotografia”.
A ideia da exposição partiu de um encontro de desejos dos alunos, como explica Carolina Vieira, coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais. “Essa mostra surgiu do desejo do Helder e do Victor em apresentar o que estavam produzindo, pois ainda não haviam tido a oportunidade de expor ao público. É a primeira vez que eles participam de uma exposição, apesar de já apresentarem trabalhos potentes”, detalha.
“O desejo dos alunos, quando nos procuraram, chamou nossa atenção tanto pelo campo de pesquisa habitar um mesmo universo, como pelo momento que chegaram no Porto, sendo que os dois não se conheciam. Esse encontro com os alunos surgiu antes mesmo das questões de censura se espalharem pelo Brasil. Identificamos, assim, a possibilidade de fazer um programa de formação e convidamos um curador/professor para acompanhar o processo. Dentro de uma proposta formativa tivemos a alegria de incluir mais duas mulheres: a Érica Nogueira, por trazer no seu trabalho imagens de um corpo transmutado e a Anna Luisa Costa, estudante de arquitetura que pesquisa expografia”, completa Carolina.
A mostra é composta por 14 desenhos do Helder de Pádua, 8 fotografias do Victor Gifoni e 3 aquarelas da Érica Nogueira.
Serviço
Exposição Margens da Pele, de Érica Nogueira, Helder de Pádua e Victor Gifoni
Sala A1 do Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Período da Exposição: 27 de novembro a 26 de janeiro de 2018 (segunda à sexta, das 9h às 18h)
Classificação: 16 anos
Gratuito
