A quinta edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) também tem lugar para o teatro. As apresentações acontecem durante a segunda semana de dezembro, de 14 a 18, no Teatro Dragão do Mar, no pátio do Porto e na sede do grupo Nóis de Teatro, no bairro Granja Portugal. Todas os espetáculos contam com entrada gratuita. (Foto: Joyce S. Vidal)
O espetáculo que abre a temporada de teatro na MOPI 2017 é “Além Aquém Daqui”, realizado pelos alunos do programa Preamar de Artes Cênicas. Ao longo do primeiro semestre, jovens atores, figurinistas e cenógrafos passaram pelo curso de formação básica na área e, no segundo período letivo do ano, desenvolveram a peça dirigida por Maria Vitória após seleção para o programa Preamar de Artes Cênicas.
Os papeis femininos são a grande força do espetáculo. Involuntariamente, coube às mulheres dar o tom da peça. Seja para abordar a injustiça, questionar o que é a loucura ou denotar a força presente no ser mulher, são essas personagens que passam na frente e dizem para onde vamos caminhar com “Além Aquém Daqui”. A estreia será nesta quinta-feira, dia 14, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, com reapresentação no dia 17, domingo, no mesmo horário e local.
Já os quatro projetos do Laboratório de Teatro deste ano foram desenvolvidos ao longo de sete meses, tutoriados por artistas de diversas partes do País. Com propostas bastante diferentes entre si, trazem discussões de gênero e memória, além de dialogar com a história do Ceará desde a pintura naif de Chico da Silva até o episódio messiânico ocorrido no Crato, “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”.
O primeiro a ser encenado será “Retorno a Juberlano”, na sexta-feira, dia 15, a partir das 20h, no Teatro Dragão do Mar. Com tutoria de Carolina Holanda, o projeto investiga e cria a partir do teatro de objetos, visitando personagens presentes em pinturas do artista naif Chico da Silva. Foram investigados objetos puros deslocados de sua função para compor o universo fantástico criado por Chico: Juberlano.
No sábado, 16, é dia de “Nossos Mortos”, que traz o interesse do Teatro de Máquina em aprofundar criativamente as relações entre diferentes versões dramatúrgicas, em um processo com interlocutores em voz, música, dramaturgia e encenação. O projeto tem tutoria de Tânia Farias e acontece às 20h, no Teatro Dragão do Mar.
Já no domingo, 17, a partir das 18h, o Nóis de Teatro em “Despejadas”, sob direção de Edna Freire. O espetáculo apresenta a mulher da periferia e suas questões para um debate com o público sobre cidade, gênero, opressão e feminismo. O projeto tem a tutoria de Adriana Schneider. Será às 18h na sede do grupo, no bairro Granja Portugal.
A semana seguinte começa com o último espetáculo da temporada teatral. É a vez do projeto “Caldeirão de água no deserto – realidades e utopias?”, que será apresentado no Pátio do Porto Iracema, às 19h, e traz um experimento cênico que mescla memória e transformação social na busca de dar continuidade às narrativas acerca do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato (CE). A tutoria é de Ésio Magalhães.
Serviço
Temporada de teatro – 5ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI)
De 14 a 18 de dezembro
– Além Aquém Daqui (14 e 17/12, 19h, Teatro Dragão do Mar)
– Retorno a Juberlano (15/12, 20h, Teatro Dragão do Mar)
– Nossos Mortos (16/12, 20h, Teatro Dragão do Mar)
– Despejadas (17/12, 18h, Sede do grupo Nóis de Teatro)
– Caldeirão de água no deserto – realidades e utopias? (18/12, 19h, pátio do Porto)
Teatro Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Sede Nóis de Teatro
Av. José Tôrres, 1211 – Granja Portugal
Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Gratuito
