O Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza (CCBNB) realizará oficina de quadrinhos neste sábado, 27, com o cartunista cearense Guabiras. A atividade, destinada a maiores de cinco anos, envolverá dicas e exercícios de desenho a partir das 14h, na sala de oficinas.
Carlos Henrique Santos, ou Guabiras, é jornalista e cartunista do jornal O Povo. Sua carreira inclui mais de cinco mil tirinhas publicadas em veículos como jornais, fanzines, livros e Internet. Em 2003, Guabiras publicou uma história em quadrinhos no Jornal Extra, de Nova York (EUA). Em janeiro de 2017, ganhou o Prêmio Ângelo Agostini de Maior Cartunista do Brasil de 2016.
É com esse histórico que pretende iniciar a oficina e relatar um pouco de suas experiências na carreira. Ele explica que vai dar “dicas de como usar o papel, como se inspirar e criar personagens”. Também vai mostrar a evolução dos traços dos desenhos dele, da infância à vida adulta, o que, segundo ele, pode ajudar as crianças a perceber que podem aprimorar suas habilidades.
A oficina é parte do Programa Criança e Arte. No mesmo dia, às 16 horas, haverá também passeio no trenzinho da história. As crianças e seus responsáveis passearão pelas ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza. Para animar o grupo, o transporte vai contar com a ilustre participação do personagem Bode Iôiô.
Serviço
Oficina de Quadrinhos: Charges e Tirinhas
Dia: 27 de janeiro (sábado)
Horário: 14 horas
Ambiente: Sala de Oficinas
Vagas: 20
Passeio no trenzinho da história
A história com o Bode Iôiô
Dia: 27 de janeiro de 2018 (sábado)
Horário: 16 horas
Ambiente: Entrada principal
Vagas: 50
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Rua Conde D’Eu, 560, Centro – Fortaleza-CE