O encerramento do projeto “Clube Amigos do Samba de Gafieira”, que traz como proposta a realização de uma autêntica apresentação de dança de salão na cidade de Fortaleza, acontece nesta sexta-feira, 20, a partir das 19h, no foyer do Theatro José de Alencar. (Foto: Divulgação)
De acordo com o diretor musical, Tarcísio Sardinha “o objetivo do projeto é colaborar para a divulgação do samba de gafieira, bem como colaborar para a valorização dos profissionais envolvidos (músicos e professores de dança.” Dessa forma, o Clube Amigos do Samba de Gafieira busca se firmar no calendário cultural de Fortaleza, através da realização de atividades de acesso democrático.
+ sobre o Samba de Gafieira
O samba de gafieira herdou esse nome porque era dançado originalmente nas Gafieiras, locais que as classes mais humildes frequentavam para praticar as danças de casal, ou danças de salão, por volta do fim do século XIX e inicio do século XX. Musicalmente falando é um ritmo apenas tocado, sendo executado tradicionalmente por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão. Por influência das orquestras americanas, as chamadas big-bands, em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos de sopro como trombones, saxofones e trompetes, e, por influência do choro, flauta e clarineta.
O samba de gafieira ganhou força e firmou-se realmente como dança de salão a partir de meados da década de 40 e ao longo da década de 50, no Rio de Janeiro, sendo considerado mais propriamente uma forma de tocar (geralmente instrumental, influenciada pelas orquestras americanas, adequada para dançar a dois e praticada em salões públicos, gafieiras e cabarés) do que um novo gênero. Nessa época, o ambiente da música popular brasileira era um aglomerado de influências e o Rio de Janeiro, sendo a capital do Brasil, era a cidade que ditava a moda no país.
Serviço
Clube dos Amigos do Samba de Gafieira
Apresentação de música instrumental e dança de salão
Dia 20 de abril, às 19h
Foyer do Theatro José de Alencar
Grátis
