Neste domingo, 29, às 16h30, anfiteatro do Parque do Cocó recebe mais uma edição do programa “Orquestras no Parque” que tem como atração a Orquestra de Sopros de Pindoretama. A atividade é gratuita, para todas as idades, voltada para a difusão e valorização da música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras, como fortalecimento da Rede Estadual de Bandas do Ceará. Resultado de uma parceria interinstitucional do Governo do Ceará, o programa reúne a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e a Casa Civil. (Foto: Divulgação)
A Orquestra de Sopros de Pindoretama, mantida pela AAMARTE é composta por 50 crianças e jovens, integrantes no grupo principal e mais 200 alunos na sua escola de música. A Orquestra atua como uma escola de música, formando músicos no município de Pindoretama, no interior do Ceará. Há 18 anos em atividade, apresenta em seu repertório transcrições de clássicos da música erudita, música original para orquestra de sopros, estilos brasileiros (samba, maxixe, chorinho, frevo, bossa-nova e baião) e também gêneros internacionais como jazz e mambo. Com mais de 600 concertos em todo o Ceará, a Orquestra apresentou-se também na Alemanha e Noruega, onde representou o Brasil em diversos festivais.
Próximos Domingos
No mês de maio, Orós trará à Fortaleza as Orquestras Infantil e Juvenil, dia 13/5 e, Fortaleza virá representada pela Orquestra de Sopros do Piamarta, no dia 27/5. Em junho, encerrando a primeira temporada do Programa Orquestras no Parque, teremos no dia 10/6 a apresentação da Orquestra Jacques Klein, e no dia 24/6 a Orquestra de Sopros de Icapuí. No Estado, são contabilizadas 16 (dezesseis) orquestras de música em atividade, as quais integram o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (SEBAM), instituído conforme a Lei 13.605/2005, que prevê as unidades de bandas de música, como equipamentos culturais colocados a serviço da sociedade para a pesquisa, produção e difusão cultural, com ênfase na música instrumental, geridas por instituições com ou sem fins econômicos, ou de interesse público.
Neste sentido, o Programa Orquestras no Parque vem promover, difundir e valorizar a música instrumental do Ceará, dentro do segmento de Orquestras. Busca também contribuir para a formação de plateia em música instrumental, além estimular o uso de espaços verdes da cidade como opção de lazer cultural e ambiental.
Serviço
Orquestras no Parque
Anfiteatro do Parque do Cocó
Gratuito
