O projeto Clássicos na Lagoa inicia uma série de concertos sobre a era Barroca, considerada uma das épocas mais importantes da música ocidental. A Orquestra Jacques Klein sobe ao palco montado às margens da Lagoa do Porangabuçu para interpretar compositores como Antônio Vivaldi, Johann Pachelbel e Arcangelo Corelli, nesta sexta-feira, 04, às 17h. (Foto: Divulgação)
A Orquestra Jacques Klein é um grupo de referência do Programa de Música Jacques Klein, projeto desenvolvido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF). Regida pelo maestro e professor Paulo Lenilson, ela é composta por 16 alunos de maior desempenho do Programa. É a terceira vez que o grupo se apresenta no Clássicos na Lagoa.
O Programa do IBLF atende 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, de zonas de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Nos três bairros em que atua (Passaré, José de Alencar e Henrique Jorge), o Programa de Música oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.
No terceiro ano consecutivo, o Clássicos na Lagoa vem aprimorando uma estratégia voltada à formação musical da comunidade do entorno do Porangabuçu, com o intuito de apresentar os grandes compositores eruditos de diferentes períodos da música. A primeira apresentação do projeto este ano abordou a música renascentista com a participação do grupo Syntagma.
Essa é uma iniciativa do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), com o apoio do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e a Plataforma Sinfonia do Amanhã. O ICM, que está construindo um hospital de alta especialidade em cardiologia na região, também iniciará em maio uma escola de formação de música para crianças de oito a 12 anos de famílias de baixa renda. As aulas serão gratuitas.
Serviço:
Clássicos na Lagoa com Orquestra Jacques Klein – Música Barroca
Sexta-feira (4 de maio), às 17 horas
Lagoa do Porangabuçu
Gratuito
