Abayomi, é uma palavra de origem ioruba que significa “presente ou encontro precioso”. A partir da sua história de vida e da própria vivência, o participante constrói sua boneca, mediado pela contação de histórias e reflexão sobre a cultura africana que acontecem durante a oficina. A iniciativa é uma produção do Comboio Griô, que atua na pesquisa das relações contemporâneas a partir dos ritos e mitos ancestrais. (Foto: Divulgação)
A primeira oficina acontece nesta segunda-feira, 28, às 13h no CRAS da Barra do Ceará. Receberão oficinas ainda os bairros Castelão, Granja Portugal, Serrinha, Praia do Futuro e Antonio Bezerra até o dia 11 de junho. Grupos de mulheres, idosos e crianças serão participantes. A exposição “Abayomi e Memória” acontecerá ao final do projeto, reunindo todas as bonecas produzidas, além das fotos de todos os encontros com local a ser definido. A iniciativa conta com realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Sobre o projeto: As bonecas Abayomi foram criadas para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, durante as viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil. As mulheres negras as confeccionavam a partir dos tecidos da barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, trazendo alegria para todos e tornando um símbolo de resistência. Até hoje carrega, dentre seus significados, a mística de ser um amuleto poderoso de proteção.
A construção da Abayomi com seus retalhos, tranças e nós, se dá em oficinas, redes de experimentação construída entre as mais diferentes gerações, desde a disposição dos materiais no espaço, da escolha das tiras de pano, da atenção na criação de cada peça. É um processo artesanal-pessoal, onde busca-se tecer uma rede de afetos, através das histórias africanas e seu imediato poder simbólico. Um mecanismo que instiga a criação através da materialização de cada Abayomi, seu relicário de memórias.
Serviço
Projeto Tranças e Afetos: Abayomi e Memória
Oficinas
28/05 às 13h – CRAS Barra do Ceará
29/05 às 13h – CRAS Castelão
01/06 às 13h – CRAS Granja Portugal
04/06 às 8h – CRAS Serrinha
04/06 às 13h – CRAS Praia do Futuro
11/06 às 13h – CRAS Antonio Bezerra
