Nesta sexta-feira, 15, o Porto Iracema das Artes promove a masterclass “A poética do fotolivro”, com a artista portuguesa Ângela Berlinde. Atividade do Programa de Fotopoéticas e do Percurso de Fotopintura Digital, a aula é gratuita e aberta a todos os interessados e acontecerá a partir das 8h30, no auditório da Escola.
A ideia da masterclass é analisar o conceito de poéticas visuais a partir de diferentes práticas fotográficas que vêm sendo desenvolvidas em torno deste conceito até a atualidade. O participante terá a oportunidade de refletir sobre o seu processo criativo e a forma como poderá apresentar seus trabalhos, no universo da hibridez fotográfica.
No contexto do Fotopoéticas, programa de experimentações fotográficas, Ângela Berlinde apresenta seu livro de artista “Coração de Índio” e revela o seu percurso poético de investigação que valoriza uma estética afetiva e poética perante a fotopintura. O trabalho da artista busca sempre o balanço entre o poético e o conceitual, tratando temas como a poesia, a intimidade, a identidade e a relação com os outros.
Ângela Berlinde é uma artista, curadora e investigadora portuguesa. Doutora em comunicação visual e expressão plástica e mestre em fotografia e novas tecnologias, é professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto/Portugal e atua no domínio de investigação sobre as formas híbridas da fotografia. Ângela também é diretora/idealizadora do Programa para a Fotografia no Estado do Ceará, junto da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, que integra o Programa de Fotopoéticas acolhido pelo Porto Iracema das Artes.
Serviço
“Masterclass ‘A poética do fotolivro’, com Ângela Berlinde”
Sexta-feira, 15 de junho, a partir das 8h30
Auditório do Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Gratuito