Com tantas tecnologias a favor da popularização da cultura, inovar na música é um grande desafio – não para a cantora e compositora cearense Bi Santana, que já viajou o mundo para encontrar a fórmula da sua identidade musical. Ela lança seu 1º EP, neste sábado, 16, na Livraria Cultura de Fortaleza, e mostra um trabalho autoral cheio de personalidade. Protagonista de uma biografia de chamar a atenção, ela já viveu na Coréia do Sul, trabalhou em cruzeiros marítimos e, hoje, toca e compõe no ukulele, um instrumento havaiano que faz o maior sucesso na Ásia e já está virando febre no Brasil. (Foto: David Felício)
Pela primeira vez, o público vai poder ouvir e saborear as músicas feitas por Bi Santana, no último ano. O show de lançamento terá a participação dos músicos Diego Silvestre, Julianne Frenkiel, Ednar Pinho e Jean Vitor Rocha.
Publicitária de formação, Bi Santana já viajou para morar do outro lado do planeta, na Coréia do Sul, onde cursou seu mestrado. Por lá, em 2015, teve o primeiro contato com o ukulele, um instrumento pequeno, mas cheio de particularidades. Com apenas três anos de prática, tocando e ensinando pessoas a tocar, através da internet, Bi começa a compor sua obra com toda a força e a suavidade próprias da sua personalidade. Uma de suas canções, “Carta ao Mar” (em parceria com Diego Silvestre), foi premiada com a 1ª colocação, como canção original, em um concurso nacional de ukulele, em 2017.
O EP de Bi Santana – cuja capa é assinada pela artista visual Raisa Christina – traz seis músicas de sua autoria: “Gulosa, sim”, “Talvez”, “Anoitecer”, “Silêncio amiúde”, a premiada “Carta ao mar” e “Edital”. O trabalho é resultado de um financiamento coletivo lançado na internet e do patrocínio de pessoas interessadas em ver a novidade acontecer na música do Ceará. Voltada para um público capaz de experimentar, a obra de estreia é leve e densa, com linguagem bastante jovem e sonoridade que facilmente fica marcada na nossa memória auditiva.
Serviço
Bi Santana – Lançamento do 1º EP
Data: 16 de junho, sábado
Horário: 17h
Local: Auditório da Livraria Cultura – Fortaleza
Av. Dom Luís, 1010 – Aldeota
Entrada franca
