A cidade de Fortaleza é cenário da maioria dos filmes selecionados para a 2ª Mostra Sesc de Cinema. Os personagens são interpretados por atores e atrizes locais, e os enredos dirigidos pelos realizadores audiovisuais em atuação na capital e no interior do Estado. A abertura acontece nesta terça-feira, 19, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, e as exibições seguem e nos dias 20, 21, 26 e 28, na sala de vídeo da Unidade Fortaleza do Sesc. (Foto: Divulgação)
Ao todo, 19 filmes foram selecionados para a etapa estadual da Mostra e foram contemplados com um contrato de licenciamento para exibição pública. O júri, formado por integrantes do Programa de Cultura do Sesc e por especialistas convidados, escolheu, entre os filmes da Mostra, os destaques nas categorias de melhor direção; roteiro, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de atores e montagem.
Programação
Abertura 2ª Mostra Sesc de Cinema
Dia 19/6 (terça-feira)
Sob o Olhar do Poço (2016, 16min, Documentário, Livre). Direção Mário Silva. Sinopse: Poço da Draga é uma comunidade localizada no bairro Praia de Iracema e possui 110 anos de existência. Entretanto, sua história é distorcida e até desconhecida por parte dos cidadãos alencarinos.
Superdance (2016, 20min, Ficção, 12 anos). Direção Pedro Henrique. Sinopse: Um bando, um amigo desaparecido, uma cobra, um sofá jogado no caminho. Nove corações inquietos em busca de algo que ainda esteja vivo.
Caleidoscópio (2017, 18min, Ficção, Livre). Direção Natal Portela. Sinopse: Vinicius não quer voltar a morar na cidade
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Horário: 19h
20/6 (quarta-feira)
Guiana Francesa (2017, 20min, Ficção, 14 anos). Direção Olavo Junior, Edmilson Filho. Sinopse: O filme conta a história de Guiana, um homossexual pobre que trabalha num cabaré em Fortaleza. Guiana sonha em morar na França, até que uma mulher misteriosa promete mudar o seu destino.
Cinemeiro (2016, 20min, Documentário, Livre) Direção Gabriel Petter. Sinopse: Em 1942, aos seis anos, o cearense José Wilson Baltazar entrou pela primeira vez numa sala de cinema. Desde então, acumula mais de 70 anos e milhares de filmes, vistos nas mais diversas salas, de espaços nobres até pocilgas decadentes. A sua história se confunde com a história da exibição cinematográfica. Por isso, merece ser contada.
PiciVetaGem (2015, 21min, Documentário, 12 anos) Direção Geovana Correia. Sinopse: Documentário sobre uma adolescente que saiu de casa. A equipe realizadora parte da residência de sua avó, Dona Nete, junto de sua jovem mãe, Micinete, em busca de Eva. Este percurso registra o diálogo indireto e, por vezes, conflitivo entre três gerações de mulheres, moradoras da periferia no Planalto Pici (Fortaleza).
Coelho (2015, 18min, Ficção, 10 anos) Direção Wellington Silva. Sinopse: Em uma comunidade, a chegada de um estranho mexe com os sentimentos de uma viúva séria e atraente.
Rotinas (2017, 15min, Documentário,Livre) Direção Leo Silva, Lucianna Silveira e Thiago Campos. Sinopse: A vida é construída por rotina. Na cidade, há uma constante movimentação, a ida ao trabalho, a escola, os bares abertos, as feirinhas, o comércio, fazem dela um aglomerado de tantas histórias, práticas que se repetem dias após dias.
Horário: 18h30
Local: Unidade Fortaleza do Sesc – Sala de Vídeo
21/6 (quinta-feira)
Onde Nascem os Bravos (2017, 85min, Ficção, 16 anos) Direção Daniell Abrew. Sinopse: Mumbaca, um ex-soldado de uma força volante que se tornara bandoleiro, no final do século XX, distante do crime e da violência que se alastrava pelo Nordeste, tem sua esposa cruelmente assassinada pelo famigerado cangaceiro Alfinete.
Horário: 18h30
Local: Unidade Fortaleza do Sesc – Sala de Vídeo
26/6 (terça-feira)
A Pedra (2016, 9min, Ficção, Livre) Direção Alex Hermes e Wellington Gadelha. Sinopse: A Pedra é fruto de uma troca e vivencia com moradores de rua e usuários de Crack. Esse trabalho visa trazer para o campo da videodança outras discussões sobre o real o documentário e a arte cinematográfica.
Açúcar Queimado (2017, 17min, Documentário, Livre) Direção Ed Borges. Sinopse: Açúcar derretido em ataduras de um passado que reverbera nas marcas do presente. Num mergulho autobiográfico a partir de fotos, o realizador e a sua mãe reconstroem uma memória da infância dele que o próprio desconhece: seu adoecimento e sua recuperação de uma enfermidade que deveria ter sido fatal.
Apneia (2016, 4min, Ficção, 14 anos) Direção Hugo Damasceno. Suspensão momentânea da respiração. Acordar nem sempre é uma opção.
Bem-Vindo a Juazeiro do Norte (2015, 18min, Documentário, Livre) Direção Ythallo Rodrigues. Sinopse: Bem-vindo a Juazeiro, sinta-se em casa! Veja-me até onde a vista alcançar… agradeço a sua visita!
Iracema (2016, 17 min, Ficção, Livre) Direção Francisco Carneiro. Sinopse: Enclausurada em seu apartamento, Iracema vive um solitário cotidiano.
Horário: 18h30
Local: Unidade Fortaleza do Sesc – Sala de Vídeo
28/6 (quinta-feira)
Memórias do Subsolo ou o homem que cavou até encontrar uma redoma(2017, 11min, Cor, Documentário, 18 anos.) Direção Felipe Camilo. Sinopse: Uma travessia subcutânea entre 1984 e 2016.
O Dia do Silêncio (2017, 12min, Cor, Documentário, Livre) Direção Clébson Oscar. Sinopse: Aos dezesseis dias do mês de outubro do ano de 1969, Eraldo, um estudante, é interrogado na Subdelegacia Regional do Departamento de Polícia Federal em João Pessoa. Ele é só mais um entre tantos presos da Ditadura Militar no Brasil.
Sem título #1 (2017, 3min, P&B , Ficção, 12 anos) Direção Isaac Martins. Sinopse: Uma experiência que dispensa gêneros ou sobriedade.
Lugar Nenhum (2016, 13min, Cor, Ficção, 10 anos) Direção Wesley Guerreiro. Sinopse: Lugar Nenhum é um conto de um jovem totalmente oculto perante o mundo que tem como objeto preferido seu computador, onde várias imagens estranhas sem nenhum tipo de sentido, vivendo até mesmo fora da sua realidade.
Felicidade (2015, 15min, Cor, Ficção, 10 anos) Direção Antonio Jardel Soares.Sinopse: Paula, mulher bonita de 30 anos, é mãe de Renata de seis anos. Ela ganha a vida como prostituta. Carrega uma culpa pela profissão que tem. Vive angustiada, balanceando felicidade e tristeza que revela a capacidade dúbia das emoções humanas.
Horário: 18h30
Local: Unidade Fortaleza do Sesc – Sala de Vídeo
Serviço
2ª Mostra Sesc de Cinema
Abertura
Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz
Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro
Data: 19/6 (terça-feira)
Horário: 19h
Exibições
Local: Sala de Vídeo Unidade Fortaleza do Sesc
Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro
Datas: 20, 21, 26 e 28/6
Horário: 18h30
Informações: (85) 3452.9090
