Maior evento de jogos independentes da América Latina, o BIG Festival, que até então era realizado somente em São Paulo, chega ao Rio de Janeiro em sua sexta edição, no Centro Cultural Oi Futuro. Realizado entre 23 de junho e 1º de julho, o BIG vai apresentar 25 jogos, incluindo seis promovidos pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), modelo inovador de escola pública idealizado e criado pelo Oi Futuro. Além disso, o festival vai promover o BIG Fórum Rio, uma série de debates, conversas e workshops sobre jogos eletrônicos e interatividade, nos dias 29 e 30 de junho, no Centro Cultural e no LabSonica, laboratório de experiências sonoras do Oi Futuro. A programação completa já está disponível no www.bigfestival.com.br.
A abertura, às 14 horas, vai se integrar ao Dominó, celebração da arte contemporânea em ateliês, museus e instituições culturais no Flamengo, Catete, Glória e Centro, na Zona Sul do Rio. Em 2017, o BIG, realizado em São Paulo, teve mais de 20 mil visitantes, sendo 3.200 deles profissionais da área, e mais de 1.600 reuniões de negócios confirmadas. Neste ano, em que o festival se estende para o Rio de Janeiro, os organizadores esperam um público maior.
De 23 a 25 de junho, os jogos desenvolvidos pelos estudantes do NAVE à disposição do público no Centro Cultural Oi Futuro serão Corujinhas, que busca apoiar crianças no desenvolvimento da coordenação motora e na aprendizagem de símbolos e algumas letras, e ganhou o prêmio ARede Educa na categoria “Modalidade Sociedade Civil – Aplicativos”, em 2016; As Aventuras de Kaíque, em que um índio tem de encontrar os responsáveis pelo desmatamento que ameaça a vida de sua tribo; e The Last Drop, que estimula o processo de conscientização de crianças sobre o consumo de água e energia, foi finalista do Technovation Challenge, em São Francisco, e destaque no prêmio ARede Educa na categoria “Modalidade Sociedade Civil – Games”, em 2016.
Nos dias 26, 27 e 28 de Junho, os jogos do NAVE apresentados serão A Space Between Us, que busca uma reflexão sobre a xenofobia, Save Polar, que alerta como o aquecimento global e o derretimento das calotas polares influenciam na vida de animais como o urso polar, e o Rumble, Rumble!, passado em um planeta habitado por seres competitivos que usam agilidade e estratégia para conquistarem suas áreas
Rumble, Rumble! Também vai ficar à disposição entre os dias 29 de junho 1º de Julho, ao lado de Toxic Battle, em que um menino tem de descobrir um antídoto para reverter a mutação dos animais de uma ilha causada pela poluição da água, e Guardians of Forest, em que o jogador combate o desmatamento. O jogo foi exposto no SB Games 2017, na trilha Kids and Teens.
Criado em 2006 pelo Oi Futuro, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa de ensino médio integrado ao profissional desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco, no Colégio Estadual José Leite Lopes, no Rio, e Escola Técnica Estadual Cícero Dias, no Recife.
A programação do BIG no Centro Cultural Oi Futuro será voltada aos games que fazem a diferença. O BIG Fórum Rio, nos dias 29 e 30, terá a participação de nomes como Adam van Heerden, pesquisador holandês que estuda as tecnologias interativas como forma de empoderamento de pessoas marginalizadas, Shawn Patton, game designer da Schell Games, maior estúdio de games na área de educação nos EUA, e Emma Humphries, diretora de conhecimento da iCivics, organização fundada em 2009 para reimaginar a educação para cidadania e política por meio de games.
Além disso, no dia 30, o LabSonica, laboratório de experiências sonoras do Oi Futuro, vai realizar uma série de conversas de 30 minutos com empreendedores e executivos do mercado de jogos eletrônicos, como Joel Breton, da HTC, uma das maiores empresas de óculos de realidade virtual, Mike Forster, da Sony PlayStation, e Chris Wren, da Eletronic Arts.
A programação do Big Fórum
NO CENTRO CULTURAL OI FUTURO
29 DE JUNHO
11 horas
Workshop Jogos para mudar o mundo. Conceitos básicos de game design e raciocínio lógico no desenvolvimento de jogos analógicos com temáticas sociais, com os professores Antoanne Pontes e Igor Moreno, do NAVE Rio. Inscrições pelo formulário neste link
13 horas
O papel de Game Jams para a criação de jogos de impacto. Apresentação de jogos desenvolvidos em game jams no Brasil que têm causas sociais como base, com Flávia Vianna, coordenadora de Inovação Social do Oi Futuro.
14 horas
O game como estratégia pedagógica para desenvolver competências. Panorama sobre experiências feitas com jogos como instrumento de ensino, com participação da professora Patrícia Lima, do NAVE Recife, e Igor Moreno, do NAVE Rio.
15 horas
Mulheres no Jogo: o que fazer para aumentar a presença feminina na Indústria de Games. Com profissionais da indústria do Brasil e da Alemanha.
16 horas
Games Educativos: o papel da TV Escola. Apresentação de jogos de educação financeira, alfabetização infantil e um projeto em VR sobre conteúdos históricos e culturais do Rio de Janeiro.
17 horas
Engajamento Lúdico, uma ferramenta de fortalecimento da cidadania. Adam van Heerden aborda o potencial dos games em promover engajamento social, defesa de pontos de vista e o exercício da cidadania.
18 horas
Realidade Virtual e Educação: criando no presente para transformar no futuro. Shawn Patton discute ideias e desafios na criação de projetos em VR, além de compartilhar histórias sobre jogos de impacto social produzidos pelo estúdio Shell Games.
19 horas
Cidadania em escala: como a iCivics alcança milhões de jovens em todo mundo. Emma Humphries, diretora de conhecimento da iCivics, falará sobre a trajetória da organização. Em menos de uma década, os games da iCivics atingiram a marca de 5 milhões de estudantes atendidos a cada ano.
30 DE JUNHO
11 horas
Micropainel Museus Lúdicos: os desafios do processo de ressignificar o Museu das Telecomunicações. Como incorporar processos lúdicos no museu mantido pelo Oi Futuro. Com Bruna Queiroz da Cruz, do Museu das Telecomunicações do Oi Futuro.
11h30
Narrativas lúdicas: pensar linguagens para mediar a experiências nos Museus. Quais as ferramentas usadas em iniciativas que mudam a experiência na visitação do museu. Com Bruna Queiroz da Cruz, do Museu das Telecomunicações do Oi Futuro.
12h30
Jogos e representatividade: Games, a nova ferramenta de mudança social. Representatividade e empatia, debate social e político, na imersão dos jogos de videogames, com Fabio Meirelles, gestor de Educação do Oi Futuro.
13h30
O desenvolvimento de jogos acessíveis. O design de jogos para a inclusão e sensibilização.
14h30
Games e Saúde. Apresentação de jogos voltados para Saúde desenvolvidos no Rio de Janeiro.
15h30
E-Sports: a formação de atletas profissionais de games. A história do Aiyra Legends, o primeiro time de formação de jogadores profissionais, inovando a tendência de mercado de e-sports, com a participação de Matheus Salles, egresso do NAVE Rio.
16h30
Quem joga, aprende: experiências de jogos na educação. O aprendizado com games na perspectiva dos estudantes, com mediação de Karina Trotta, da equipe de Educação do Oi Futuro.
17h30
Narrativas, Gameplay e Game Design em Jogos de Impacto. Como transformar uma boa ideia em um bom jogo.
18h30
Jogos de Impacto. Uma reunião de organizadores de game jams com causas sociais em todo o mundo para conhecer as criações destes espaços.
NO LABSONICA
30 DE JUNHO
10 às 13 horas
Envolvendo-se com conflitos no Rio de Janeiro de forma construtiva através do jogo. Workshop em que Adam van Heerden promove uma interação lúdica para dialogar sobre a violência no Rio de Janeiro. Inscrições pelo Formulário
10 horas
30 minutos com Joel Breton (HTC Vive). Que tipo de conteúdo e jogo procura a HTC Vive, uma das maiores empresas de óculos para realidade virtual.
11h30
30 minutos com Jason de La Rocca (Execution Labs). O que é uma aceleradora de Jogos? Por que um estúdio deve procurar este modelo de negócio na realização de seu jogo. O que esperar de uma Aceleradora?
13h
30 minutos com Pieter van der Pijl (InFinCapital). Qual o papel do investidor no mercado de games? O que eles procuram? Como ter acesso a este tipo de financiamento?
14h30
30 minutos com Mike Foster (Sony PlayStation). O processo de se fazer um jogo em um dos principais consoles do mundo dos games.
16h
30 Minutos com Reginaldo Valladares. O caminho para trabalhar na indústria de games internacional.
17h30
30 Minutos com Christopher Wren (Eletronic Arts). O que é Desenvolvimento externo em games, como se entra para este nicho de mercado e o que se aprende neste trabalho.
Serviço:
BIG Rio e BIG Fórum Rio
23 de junho a 1º de julho
Roda de conversas e debates: 29 de junho, a partir de 11 horas, no Centro Cultural Oi Futuro, e 30 de junho, a partir das 10 horas, no LabSonica
Centro Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, RJ
De terça a domingo, de 11 às 22 horas
LabSonica – Rua Dois de Dezembro, 107, Flamengo, RJ