Em clima de São João, o Mercado Buenos Artes retorna à Praça Dom José Gaspar, em São Paulo, no dia 23 de junho, com cerca de 50 expositores alinhados ao consumo consciente e integrantes de um evento que prima pela valorização dos espaços públicos e, sobretudo, o convívio entre os moradores locais. (Foto: Divulgação)
Para essa edição, a idealizadora do evento, Mari Pini, integra o MBA na proposta da organização social Instituto Design Público (IDP) para reforçar seu comprometimento para com a integração da paisagem cultural em relação aos seus usuários, à cidade. A partir de uma rica programação artística, entre pocket shows e oficinas, além da promoção do consumo consciente presente nas criações dos expositores, o MBA se firma no cenário cultural da cidade como um mercado itinerante que percorre espaços públicos a fim de ocupá-los com o melhor do artesanato contemporâneo.
A consolidação do MBA nesse espaço deve-se, sobretudo, pelo diferencial em trazer por meio do evento a questão ligada à valorização dos espaços públicos, utilizando um modelo de responsabilidade territorial que conta com a participação dos atores locais, como instituições culturais, comércio, moradores e usuários, com fins de gerar melhorias no patrimônio público e aproximar a população de algo que lhe pertence.
Dentre os expositores, moda, arte, beleza e bem estar, papelaria e decoração ganham espaço em conjunto com o melhor da gastronomia. Permeados pelo incentivo ao design nacional e a cultura do feito à mão, o MBA tem como um de seus pilares o incentivo ao consumo responsável por meio da compra de pequenos produtores – premissas originais da fundação do Mercado Buenos Artes.
O evento, que conhecido por transitar entre praças e parques da capital paulistana, já tomou conta de espaços como o Parque Buenos Aires, onde criou um cotidiano cultual aos domingos em Higienópolis. Dessa vez, se propõe a constituir uma ação social com o apoio da Biblioteca Mário de Andrade, Paribar, Maringá Turismo, Hey Sampa e Cachaçaria do Rancho para tornar a 40ª edição ainda mais especial e com propósito de integração social.
Samba, jazz, forró e pop rock prometem dominar o som durante toda a tarde, com os artistas Paula Souto e Guilherme Multisambofônico, e desejos poderão ser escritos na Árvore dos Desejos – como na instalação de Yoko Ono. Ainda como novidade, o público poderá se inscrever para um passeio pelo acervo circulante da Biblioteca, além da parceria com o coletivo Hey Sampa, responsável pelo giro em torno da Praça Dom José Gaspar, repleta de história, memória e valores culturais.
Serviço
Mercado Buenos Artes – Festa Junina da Praça Dom José Gaspar
23 de junho, das 11h às 19 horas
Praça Dom José Gaspar, República
http://www.facebook.com/mercadobuenosartes/
@mercadobuenosartes
