Até este sábado (21), estão abertas as inscrições da oficina teatral em que professores, atores e educadores sociais experimentam os jogos e exercícios do Teatro do Oprimido para refletir sobre questões sociais e descobrir novas possibilidades de ritmo, som e interpretação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui
Partindo de histórias reais de preconceito e violências às mulheres, negros, homossexuais e outros grupos sociais, a atriz e pesquisadora em Teatro, Vanéssia Gomes, instiga a reflexão a partir dos casos apresentados pelos próprios participantes. A oficina integra seu projeto de mestrado em Artes no IFCE sobre processos de criação teatral.
“A força do Teatro do Oprimido é estar próximo da realidade”, diz Vanéssia. Iniciado por Boal há cerca de 50 anos no Rio de Janeiro, esta proposta teatral até hoje é praticada no Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e em mais de 70 países, onde as pessoas das camadas oprimidas vivem experiências coletivas de interpretação sobre as relações de poder que existem na sociedade.
Em 2006, Vanéssia pode conhecer o método de Boal em Fortaleza com a equipe de curingas, os multiplicadores de Teatro que acompanharam o diretor até seu falecimento em 2009. Vanéssia também fez residência artística no CTO, no Rio, e compartilha os exercícios e jogos teatrais do Teatro do Oprimido na oficina do Sesc.
Jogos sobre poder
Os exercícios de encenação não só questionam injustiças sociais e outras questões urgentes, como buscam soluções para isso. “São jogos para dividir o poder e compartilhar decisões”, explica a atriz.
A pesquisadora aponta a relevância do Teatro do Oprimido ainda hoje. “As opressões se refazem, no campo do social é preciso estar sempre refletindo, lutando e buscando soluções”, afirma.
Serviço
Arte em Cena Sesc
Oficina Teatro do Oprimido em Fortaleza
Data: 23 a 27 de julho, das 9h às 12h
Local: Sala de dança da Unidade Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Inscrições : pelo formulário eletrônico até 21/7
Público Alvo: atores, não-atores, estudantes de teatro e artistas interessados.
Vagas: 20
Informações: 85- 3452.9090
Gratuito
