A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que encerra neste sábado, 28, a literatura, as políticas públicas do livro e da leitura e as bibliotecas comunitárias são destaques no ciclo de debates “Sabores do Livro e da Leitura”. Promovido pelo Instituto C&A e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), em parceria com a Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos), o evento contará com a presença de escritores, pessoas e grupos envolvidos com a promoção da leitura em conversas sobre a literatura que forma, transforma e incomoda. Alguns dos nomes confirmados são os do deputado Jean Wyllys, do quadrinista Marcelo D’Salete e da escritora Dinha Maria Nilda. Foto: Divulgação
Temas como o impacto das bibliotecas comunitárias na formação de leitores no Brasil, o enfrentamento da desigualdade de oportunidades de acesso à cultura escrita e a função da literatura serão debatidos em uma rica programação que promete movimentar a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, que todo ano atrai milhares de participantes num evento que já se tornou um dos mais importantes da região.
A participação do Instituto C&A na Flip é parte de um conjunto de ações que a organização vem desenvolvendo como parte de sua estratégia para fortalecer os parceiros e compartilhar seu legado na área de Educação, desenvolvido ao longo dos últimos 27 anos.
“Nós, do Instituto C&A, acreditamos que a educação é o principal exercício de cidadania e que todos devem ter direito e fácil acesso a ela. Por isso, promovemos ações para que todas as crianças e adolescentes do Brasil tenham acesso a uma educação pública de qualidade. Queremos, também, promover uma discussão sobre o papel da escrita no enfrentamento da desigualdade cultural no Brasil”, explica Giuliana Ortega, diretora-executiva do Instituto C&A.
Todas as mesas são gratuitas e abertas ao público.
Neste sábado, 28, às 10h, o diplomata e escritor Alexandre Vidal Porto e o deputado federal Jean Wyllys conversam sobre o livro “O Fim de Eddy”, de Èdouard Louis, um romance autobiográfico que desvela o conservadorismo e o preconceito da sociedade do interior da França. Nessa conversa os participantes debatem, à luz da dimensão literária da obra, temas como desigualdades, violências cotidianas e direitos humanos, com mediação de Janine Durand, consultora do Instituto C&A.
Serviço
Evento: Ciclo de debates “Sabores do Livro e da Leitura”
Sábado, 28 de julho, das 10h às 11h
Local: Casa da Música – anexo da Casa da Cultura (Rua Dona Geralda, 282 – Centro Histórico, Paraty)
A programação completa da FLIP pode ser conferida em http://flip.org.br/
