Exposição “Asa de Anjo”, no Museu Sacro, localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, segue em cartaz até 29 de setembro. A mostra traz um olhar sobre as imagens e representações desses personagens considerados por muitos os intermediários entre o divino e o humano, protagonistas e coadjuvantes tanto de histórias sacras, quanto leigas. Foto: Divulgação
“Asa de Anjo” tem como inspiração textos como a Summa Theologica, de Santo Tomás de Aquino, e a Divina Comédia, de Dante Alighieri, além de pinturas a óleo, esculturas e outras imagens sacras, paramentos litúrgicos e objetos de uso comum. Sendo composta por mais de 40 peças do acervo do museu.
Anjos
Do latim ângelus, mensageiro, segundo a tradição judaico-cristã, a mais conhecida no ocidente, os Anjos seriam seres celestiais e espirituais, que serviriam como ajudantes ou mensageiros de Deus. As fontes primárias ao estudo dos anjos são as citações de histórias nos textos sagrados, onde os anjos aparecem em vários momentos: São Paulo, por exemplo, faz alusão a cinco ordens de anjos, já Isaías fala dos serafins, a Virgem Maria recebe a visita de um arcanjo que anuncia o futuro nascimento de Cristo, e Jesus menciona as figuras angélicas na tentação no deserto e na cena do horto das oliveiras.
São muitas as religiões que aceitam como fato sua existência, e judeus, católicos, muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas dão-lhes diversos nomes e lhes atribuem distintas características e funções bem diferentes daquelas mais conhecidas pela tradição judaico-cristã, que também apresenta contradições e inconsistências sobre o tema, presente não apenas na hagiografia católica, mas nas literaturas religiosas e leigas.
Da mesma forma, a cultura popular deu origem a um extenso folclore sobre os anjos, muitas vezes bem diverso do que pregam as leituras oficiais.
Serviço
Exposição “Asa de Anjo”
Local: Museu Sacro São José de Ribamar
Praça Cônego Eduardo Araripe, 22 – Aquiraz – CE
Até dia 29 de setembro
Gratuito
