O Centro Cultural Belchior, recebe nesta sexta-feira, 10, às 18h30, o lançamento do livro “O popular e a política cultural no Brasil contemporâneo”, de autoria da pesquisadora e produtora cultural Jocastra Holanda. A obra é resultado de dois anos de pesquisa acadêmica dedicada à compreensão das políticas culturais brasileiras no campo das culturas tradicionais e populares. O lançamento contará com a participação especial em voz e violão do músico, cantor, compositor, produtor e agitador da cultura cearense Calé Alencar. Foto: Divulgação
Segundo a autora, o livro dedica-se à compreensão da institucionalização das políticas culturais voltadas para as culturas tradicionais e populares, bem como a construção conceitual e discursiva dos sentidos e significados simbólicos para a noção de “cultura popular”, “cultura tradicional e popular”, “folclore” e “patrimônio cultural”. Além disso, analisa a política cultural a partir da compreensão da sua dimensão política e simbólica, observando em que medida o discurso institucional afeta (ou não) o discurso dos sujeitos de direito dessas políticas.
Outra vertente importante da pesquisa é a análise de uma das políticas implementadas pelo Ministério da Cultura (MinC), a partir da gestão Gilberto Gil, objeto com o qual a autora articula o diálogo conceitual com experiências pragmáticas no cenário do estado do Ceará: o Programa Cultura Viva (PCV) e sua ação mais conhecida e exitosa, os Pontos de Cultura (PC), apresentando as experiências distintas de três grupos de manifestações tradicionais e populares da cidade de Fortaleza. São eles: “Fortaleza dos Maracatus”, “Cortejos Culturais do Ancuri” e “Bumba meu boi, Resgatando a Cultura Viva”.
Jocastra Holanda também destaca a atualidade da obra, que insere-se num contexto de recém institucionalização da Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará, resultado da mobilização política da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Ceará em articulação com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCe), e celebração dos dez anos do Programa Cultura Viva no Estado do Ceará. Além disso, a autora avalia a ação dos Pontos de Cultura (PC) como “uma das mais inovadoras na política cultural brasileira no trato com as culturas populares por compreender sua pluralidade e capacidade de exprimir as diferenças”.
O professor e pesquisador referência nos estudos de política cultural no Brasil e orientador da pesquisa, Alexandre Barbalho (UECE), é quem assina o prefácio da obra, no qual destaca que “a leitura deste livro é um presente que Jocastra nos dá, não apenas para os que pesquisam e militam no campo das políticas culturais, mas também para todas as pessoas interessadas em ampliar seu entendimento sobre o país, esse Brasil imenso, diferente, desigual e, muitas vezes, tão desconectado de si, parafraseando Néstor García Canclini”.
A publicação “O popular e a política cultural no Brasil contemporâneo” é apoiada pelo Edital das Artes de Fortaleza 2016, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Lei Nº 10.432/2015).
::SERVIÇO::
Livro “O popular e a política cultural no Brasil contemporâneo”, de Jocastra Holanda
Data: 10/08/2018
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE)
Valor de lançamento: R$ 10,00
*** Toda a renda obtida com a venda do livro no lançamento será doada para ajudar na recuperação da produtora cultural e ciclista Luana Holanda, vítima de atropelamento por um ônibus, em maio deste ano.
