Fortaleza se prepara para receber um dos maiores eventos contemporâneos de exposição de arte ao céu aberto do mundo, a CowParade Brasil, que comemora mais de uma década de atuação. A partir do dia 9 de novembro, toda a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos, percorreram o mundo, vão invadir as ruas da capital cearense, despertando ainda mais o fascínio pela arte urbana e levantando recursos para projetos sociais. O evento é uma iniciativa da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil. Foto: Divulgação
Patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma, com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo, a 12ª CowParade Brasil vai expor em Fortaleza 55 vacas em tamanho real, feitas em fibra de vidro, que serão criadas por artistas cearenses e distribuídas em locais públicos e estratégicos da Cidade, inclusive em frente às farmácias da rede.
O diretor superintendente da Extrafarma, Rodrigo Pizzinatto, comemora a chegada do evento e Fortaleza. “É com muita satisfação que trazemos o evento para a cidade. O patrocínio à CowParade é uma das formas que encontramos para retribuir os anos de receptividade dos cearenses com nossa rede, patrocinando um evento democrático que alia cultura e responsabilidade social”, ressaltou.
“O evento é uma maneira de valorização de artistas e das manifestações populares da região que o sedia. Fortaleza tem grande representatividade para a cultura nacional e para nossa empresa”, disse Rodrigo Pizzinatto.
Seleção de artistas locais
Pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas podem apresentar um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos. As obras serão selecionadas por um comitê no mês de setembro, obedecendo critérios que vão da criatividade e ineditismo do projeto até a viabilidade de sua execução e conformidade com o regulamento – disponível no site www.cowparade.com.br. Cada artista poderá enviar até dois desenhos para avaliação a partir do dia 15 de agosto. Os resultados serão divulgados a partir do dia 19 de setembro, quando os eleitos serão comunicados e os trabalhos escolhidos começarão a ser produzidos.
Para mais informações e para ficar por dentro de todas as condições do regulamento e preencher o formulário de inscrição online, basta acessar o site oficial do evento: www.cowparade.com.br.
Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para instituições beneficentes. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.
História de sucesso
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.
Sobre a Toptrends
A Toptrends é uma empresa referência em realizar projetos de arte de rua através de diversas exposições itinerantes. Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2004, já realizou 11 edições da CowParade em todo o Brasil.
Também produziu diversas exposições itinerantes pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; e a Mônica Parade, que homenageou, em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo, fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções e vários outros projetos.