A I Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE – Parte II vem compor o calendário cultural cearense das bienais de cultura e artes. Desde o dia 28 de agosto, seguindo até quarta-feira, 05 de setembro, uma seleção de produções nacionais (Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo) e internacionais (Itália, Argentina e Venezuela) apresentam ao público mulheres e personagens da dramaturgia e mitologia universais. A programação estreou nos palcos da cidade de Sobral e segue para Juazeiro do Norte (31/08 a 02/09) e Fortaleza (03 a 05/09). Foto: Carol Garcia
As obras convidadas para o festival foram escolhidas a partir do tema “Teatro, Mito e Feminino: Conexões” e são, em sua maioria, solos. A primeira fase aconteceu em novembro de 2017 e contemplou a Espanha e o Brasil com 57 apresentações durante dez dias. Nesta segunda fase, a produção do evento abre espaço para novas possibilidades de linguagens que trazem discussões relevantes para a produção teatral e para a sociedade como um todo. A programação é gratuita e a classificação etária 18 anos.
Programação
Juazeiro e Fortaleza
Da Região Norte para a Região do Cariri, a BITCE continua sua programação no Teatro Sesc Patativa do Assaré, no Teatro Marquise Branca e no Centro de Educação, Cultura e Artes Marcus Jussier, de sexta-feira (31/08) a domingo (02/09), em Juazeiro do Norte. Depois segue para o Theatro José de Alencar, de segunda-feira (03/09) a quarta-feira (05/09), fechando a segunda etapa do projeto na Capital alencarina.
Nas duas cidades, a programação conta ainda com o espetáculo protagonizado pela Veronica Velez, um olhar feminino sobre a obra de Julio Cortázar, título do espetáculo, dirigido por Eduardo Giulio, e Ofélia: Sete Saltos Para se Afogar, uma leitura sobre o clássico “Ofélia”, de William Shakespeare. Compõe ainda a programação uma seleção de montagens cearenses sob o tema do feminino, do mito e da Etnocena: O pranto ancestral das Carpideiras de Barbalha; Diário de um louco; Clitemnestra – uma canção de amor; Beata Maria de Araújo; e Fulô do Campo Quadrilha Junina com o tema “mulher, hoje é dia de luto, hoje é dia de luta, hoje é dia”.
Ações Formativas e seminário
Atividades formativas serão realizadas em Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza. No Instituto ECCOA de Sobral, Teatro Marquise Branca (Juazeiro) e Teatro Boca Rica (Fortaleza) acontecem três multiresidências (encontro entre criadores) voltados à formação e atores, voz para teatro e canto para teatro. No dia 5 de setembro, das 14h às 17h, o Theatro José de Alencar recebe o Seminário Teatro, Mito e Feminino: conexões com a participação de Humberto Cunha (Unifor), que falará sobre “Justiça: substantivo feminino. Lições da Trilogia Tebana”, e Rejane Reinaldo (Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica), que apresenta ao público “Pentesileia, a rainha das Amazonas”. Participa do encontro, via internet, o professor Thiago Arraes (IFCE).
Serviço
I Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE – Parte II
– de 28 a 30 de agosto, em Sobral; de 31 de agosto a 02 de setembro, em Juazeiro do Norte; e de 03 a 05 de setembro, em Fortaleza.
Toda a programação é gratuita. O acesso aos espetáculos se dará por ordem de chegada. A participação nas ações formativas será por ordem de inscrição no endereço: bienaldeteatrodoceara@gmail.com.
