Neste fim de semana, o fotógrafo Leo Faria vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para momentos de conhecimento sobre a Fotografia de Moda. A palestra gratuita, neste sábado, 01, e o workshop pago, neste domingo, 02, irão abordar as técnicas do artista que tem destaque no mundo da moda, assinando editoriais e campanhas importantes, nacionais e internacionais de importantes veículos e marcas.
Leo Faria percorre, há anos, as principais semanas de moda do mundo atrás de imagens. Sua linguagem fotográfica marcante e atual lhe garante espaço de destaque no mundo da moda. Em 2019, ele iniciará um projeto autoral independente, dissociado de marcas, veículos e calendários comemorativos ou comerciais, percorrendo 40 países a procura de formas de expressão vestuária que revelem comportamento e cultura contemporânea buscando encontrar convergências e divergências num mundo interconectado. Esse projeto vem em continuidade a sua incursão no mundo das artes que se iniciou com a série Equals, presente integralmente no acervo do Museu de Fotografia de Fortaleza por meio de uma doação da Canon, Canson e Moldurarte, em que ele busca questionar o seu próprio trabalho no mundo da moda e a moda em si.
A palestra acontece no sábado, 01/09, às 14h, com participação gratuita e inscrições pelo sympla.com.br. Já o workshop é realizado domingo, 02/09, com investimento de R$100,00 em espécie e inscrições presenciais, no Museu.
Leo Faria – Mineiro, filho de um apaixonado por fotografia. Graduado em Publicidade e Propaganda, foi na faculdade que teve o primeiro e único contato com a fotografia de um modo mais formal e técnico, porém superficial. É um autodidata na fotografia, o que parece ter garantido a liberdade de linguagem e personalidade marcante das suas fotos. Trabalhou em agências de publicidade por 11 anos, 7 deles a frente da sua própria agência, e ministrou aulas de Criação e Fotografia na universidade ESAMC / ESPM. Passou definitivamente para traz das câmeras depois de sucessivas frustrações com fotógrafos que não atendiam suas expectativas enquanto Diretor de Criação e foi aí que, há 12 anos, optou por fazer ele mesmo, se dedicando exclusivamente à fotografia. A Moda sempre esteve presente em seus trabalhos de publicidade e em todo o seu percurso solo na fotografia, mas há 4 anos, numa espécie de fusão esquizofrênica entre o Universo da Moda e as Ruas, a fotografia de Street Style entrou na sua vida e promoveu uma verdadeira revolução. A imprevisibilidade das ruas o ajudou a criar um ciclo virtuoso entre a contradição do mundano e a complexidade da Moda e o permitiu transitar entre campanhas para marcas e editoriais para revistas. Experimentações com o mundo da Arte resultaram numa primeira série chamada “Equals”, que passa a integrar o acervo permanente do Museu da Fotografia Fortaleza. Em 2016, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo de Melhor Fotografia de Moda do Ano e tem assinado com frequência Editorias para as revistas Elle, Harpers Baazar e L’Officiel. Em 2017, ganhou sua primeira exposição individual durante a SPFW, na Bienal de São Paulo, com a série Equals e lançou, pela Editora Abril em parceria com a revista Elle, o primeiro livro sobre Street Style intitulado Street Style Book – Moda em movimento.
Serviço
Palestra “Fotografia de Moda”
Data: 01/09 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Inscrições: gratuitas, pelo site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661
Workshop “Street Style”
Data: 02/09 (domingo)
Horário: 8h30 às 12h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Pré-inscrições: inscricao@museudafotografia.com.br
Inscrições: R$100,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661