O Theatro José de Alencar será palco da estreia, em Fortaleza, do espetáculo “Brasileira, Profissão Esperança”. A peça, uma homenagem à carreira e à vida da cantora Clara Nunes, acontece neste domingo, 09, às 19h. O espetáculo volta a ser apresentado no dia 17 de setembro, também no mesmo local. No elenco, a atriz Lua Ramos (intérprete de Clara Nunes), o ator e diretor Beto Menês, além dos músicos Mateus Honório (violão) e Ianka Oliveira (percussão). Foto: Divulgação
“Tenho uma grande admiração e afeto por essa cantora. Acredito no trabalho dela como um instrumento de conciliação e memória, num momento em que a intolerância religiosa assola o País. É uma discussão que pede urgência nos nossos dias e o teatro é um instrumento de transformação e inserção social”, destaca a atriz Lua Ramos. Segundo ela, Clara eternizou-se no imaginário popular por seu canto arrebatador, suas vestimentas e expressões corporais que remetiam ao culto afro-brasileiro.
O ator Beto Menês, diretor do espetáculo, enfatiza que a peça procura levantar a discussão sobre a liberdade de expressão, a liberdade religiosa, além de valorizar a participação feminina dentro da cultura brasileira. “Nós queremos levar para as ruas e os palcos diversos a mitologia, o misticismo, o sincretismo e a força e cultura do nosso povo”, explica.
A música é um dos grandes destaques do espetáculo, permeando as cenas com clássicas canções interpretadas ao longo da vida por Clara Nunes, considerada uma das maiores personalidades femininas da Música Popular Brasileira.
Serviço
“Brasileira, Profissão Esperança”
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Data: 09 e 17 de setembro
Horário: 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: Dia 09: R$ 5,00 | Dia 17 de setembro: gratuito
