Desenhista, pintor e escultor que domina a técnica da marchetaria – arte de ornamentar superfícies planas –, Silvio Rabelo será homenageado com a exposição “Silvio Rabelo reinventando a marchetaria”, que terá abertura esta quinta-feira, 06, às 19h, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O acesso é gratuito. Foto: Luiz Alves
Sob curadoria de Valéria Laena, diretora de museus do Dragão, a mostra traça um percurso em torno de 40 obras do artista que revelam o olhar sensível para extrair das fibras naturais preciosos tons de madeira, numa expressão plástica que reúne marchetaria e pintura.
Silvio Rabelo destaca-se por ser autodidata assim como pela habilidade na criação de trabalhos com madeira a partir de pesquisa e experimentação. Suas obras ilustram capas de livros, discos e coleções relevantes do Brasil e exterior, compondo também exposições individuais no Museu da Cachaça, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, dentre outros.
Autodidata no início da juventude, descobriu sua habilidade com a madeira e as possibilidades de criação advindas desse recurso natural renovável. Aos 20 anos, iniciou-se nas artes como entalhador e escultor.
A inquietude de sua mente criativa o levou a experimentos exploratórios imprevisíveis com restos de madeira, na tentativa de reaproveitar a matéria-prima que a cada dia parecia descortinar inúmeras possibilidades de expressões. Foi daí que, longe do academicismo, surgiu a empatia com a marchetaria, técnica que tem possibilitado um referencial para descobertas e reconstruções cognitivas.
O trabalho do artista retrata uma herança cultural interiorizada, somada a construção de subjetividade resultante de uma multiplicidade empírica.
O artista Sílvio Rabelo, desenhista, pintor e escultor é versado na técnica da marchetaria que constitui caminho frequente na produção de sua obra que hoje ilustra capas de livros e de discos importantes e compõe acervos relevantes no Brasil e no exterior. Participou recentemente da exposição que percorreu o Brasil em homenagem a Luiz Gonzaga com a curadoria de Bené Fonteles.
Serviço
Exposição “Silvio Rabelo reinventando a marchetaria”
Abertura: dia 6 de setembro de 2018, às 19h
Local: nas salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Visitação de 7 de setembro a 4 de novembro de 2018, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, com acesso até as 18h30; e aos sábados e domingos, das 14h às 21h, com acesso até as 20h30. Acesso gratuito
Classificação etária: Livre
