Neste sábado, 22, às 19h, o show Encontro de Tambores Rio-Fortaleza leva ao palco do Cineteatro São Luiz o som vibrante da percussão brasileira. Rio Pandeiro, Batucriolo e Acadêmicos da Casa Caiada trazem no repertório músicas consagradas da MPB, passeando pelo pop e ritmos da cultura popular, com destaque para o maracatu. A entrada é gratuita. Foto: Reprodução
Até este domingo, 23, 100 integrantes da bateria do grupo carioca Rio Pandeiro farão um intercâmbio em Fortaleza, com objetivo de conhecer de perto a percussão e a rica cultura do maracatu da cidade.
Rio Pandeiro
Fundado há nove anos pelo percussionista carioca Tadeu Campany, o Rio Pandeiro é um dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro. O diferencial do Rio Pandeiro é valorizar os ritmos regionais da cultura popular brasileira presentes em todas as regiões do país. O repertório é variado: além de samba e partido alto, tem maracatu, ciranda, congada, xote, baião, coco, jongo, carimbó e muitos outros ritmos.
“O nosso objetivo é justamente conectar os nossos alunos e o nosso público com a sonoridade que o Brasil preserva de norte a sul. Além disso, nós somos o único grupo onde é possível encontrar mais de 200 pandeiros brasileiros tocando juntos, ao mesmo tempo. Queremos valorizar esse instrumento que é tão importante para tantas manifestações culturais, em todos os cantos do nosso país”, conta o percussionista Tadeu Campany.
Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro
Atualmente em sua quinta edição, o Intercâmbio Cultural Rio Pandeiro já levou os alunos para Roma, na Itália (em 2012), para Buenos Aires, na Argentina (em 2015), para Lambari, Minas Gerais (em 2016) e Belém do Pará (em 2017).
“Desde o primeiro carnaval do Rio Pandeiro, todos os anos a gente canta a loa Ginga Rainha da Gente, de autoria do Calé Alencar, da Nação Fortaleza. É uma das músicas mais queridas pela nossa bateria e todos sabem cantar. Há muito tempo nossos integrantes aguardam pela oportunidade de conhecer pessoalmente o Calé e o Maracatu de Fortaleza. Estamos todos animadíssimos e temos certeza de que esse Intercâmbio Cultural será inesquecível”, conta a produtora cultural do Rio Pandeiro Bruna Cibely.
Serviço
Show Encontro de Tambores Rio-Fortaleza
Dia: 22 de setembro (sábado)
Horário: das 19h às 20h30
Local: Cineteatro São Luiz
Entrada Gratuita – leve 1 kg de alimento
