Artes Visuais
10h às 19h – Mostra das Obras de Maiara Capistrano
Música
10h – Ação Hip Hop, no CCBNB-Fortaleza
Modalidade:
Battle Breaking 3 vs 3 Crew – 32 VAGAS: Modalidade que contempla coletivos, grupos de dança da vertente break, dança de rua. Cada equipe monta seu time de no mínimo três participantes cada e são estabelecidas entradas para ambos os lados, nas quais os artistas passam por análise de um júri especializado para eleger a Crew campeã da edição.
Inscrições gratuitas no local.
Jurado convidado:
Tijolim Eusébio Breakers, Diretor da Crew Eusébio Breakers e Coordenador do evento anual de break na região do Eusébio, Município do Ceará, que recebe dançarinos de vários Estados do Brasil.
Hoster: Wilker Miranda
DJ: DJ William
Cinema
10h30 – A vendedora de rosas, Colômbia, 1998. Direção: Víctor Gaviria. Colorido. Drama. 104 minutos. 16 anos.
A história do filme conta os acontecimentos vividos por Mônica (Lady Tabares), uma menina de 14 anos que vende rosas nas ruas de Medellín na véspera e no dia de Natal. Depois da morte de sua avó, Mônica acaba nas ruas, em um mundo cheio de drogas, prostituição e violência. É aí que encontra suas melhores amigas, como a pequena Andréa (Mileider Gil), e com as quais vai morar, e Zarco (Giovanni Quiroz) que a persegue após tê-la roubado um relógio.
La Vendedora De Rosas, Colômbia, 1998. Direção: Víctor Gaviria. Colorido. Drama. 104 minutos. 16 anos.
História e Patrimônio
13h30 às 16h – História Passo a Passo
Faremos uma caminhada cultural pelo Centro Histórico de Fortaleza, no trecho das avenidas mais antigas da cidade (Dom Manuel, Imperador e Duque de Caxias). 240 min.
Local de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560, Centro, Fortaleza/CE.
Inscrições para grupos de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais: 55 vagas. Contatar com Gerson Linhares ou Ivanilde Vasconcelos, através do telefone (85) 9.8835-9915.
Criança e Arte
15h – Mostra de filmes comKids: Sessão Pipoca – até 6 anos
· 15h – Mostra comKids: Sessão Pipoca – até 6 anos
– Lendas Animadas – O jabuti e a fruta, 5’ (Brasil)
– Ba, 13’57” (Brasil)
– Amigos – amor no carrossel, 11’, (Argentina)
– Guilhermina e Candelário – Quiero ser yo, 12’ (Colômbia)
– Que medo! Aquitã, o indiozinho, 4’15” (Brasil)
Duração total aprox. 47 min
16h – Mostra de filmes comKids: Sessão Pingue Pongue – a partir de 6 anos
· 16h – Mostra comKids: sessão Pingue Pongue – a partir de 6 anos
– Meninos e reis, 16’01” (Brasil)
– A culpa é do Neymar, 10’47” (Brasil)
– Um ano novo danado de bom, 18’16” (Brasil)
– Caminho dos gigantes, 11’53” (Brasil)
Duração total: aprox. 58 min
16h – Espetáculo Ester, com Odília Nunes (PE). Local: Hall da recepção – CCBNB Fortaleza.
Uma menina brinca com a música e inventa sua própria história. Ela voa, mergulha, dança e faz uma viagem onírica. A criação dramatúrgica do espetáculo parte de uma construção poético-musical em diálogo com universo imaginário da primeira infância, mesclando teatro e dança. O músico Chico César foi um dos colaboradores da construção do texto. Recomendado para bebês a partir de seis meses até crianças até quatro anos. (O público é limitado até 40 bebês acompanhados, cada, de no máximo dois adultos). Sobre o grupo: a Cia. Studio Sereia foi fundada pela cantora, multi-instrumentista, compositora, diretora e atriz Fernanda Cabral. O grupo se dedica, sobretudo, ao teatro para bebês, tendo como destaque a experiência da sua fundadora junto à companhia hispano-brasileira La Casa Incierta. Além de seus espetáculos, a companhia tem criado trilhas sonoras para peças no Brasil e na Espanha. Classificação: livre. Duração: 50min.
Música – Letras & Músicas – Dose Dupla
18h30 – Matu Miranda
Matu Miranda vem se destacando na cena musical cearense com seu estilo expressivo de interpretar e compor canções, que tem claras influências do jazz, música brasileira, soul music e pop. A partir deste seu primeiro trabalho autoral, Matu Miranda deixa claro uma das suas principais características: estar sempre em busca de experimentações e trocas artísticas. O show Matutando já foi apresentado em diferentes formações musicais, expandindo a possibilidade de orquestração e criação de novos arranjos e parcerias. Além de solo, Matu se apresentou em duo, trio e banda ao longo do ano de 2017, em distintos espaços da cidade como Sesc Iracema, Sesc Emiliano Queiroz, Foyer do TJA, Centro Cultural Belchior. Aos poucos, vem conquistando um público cada vez maior e mais plural.
20h – Marimbanda – “Que conversa é essa?”
Com o novo show “Que conversa é essa?”, a Marimbanda convida o público para um papo musical através de composições inéditas do mestre Luizinho Duarte e do pianista Thiago Almeida. O repertório é composto por ritmos característicos do Nordeste como baiões, xotes, frevos e um forrozinho, mas também ritmos brasileiros e universais como samba, choro, frevo, bossa nova, jazz e até funk, sempre com o toque único que é a marca da Marimbanda: a firmeza do pulso entre a bateria e o baixo, o lirismo e a precisão das melodias da flauta, as harmonias ousadas do piano e, é claro, espaço para improvisações sempre instigantes. Que conversa é essa? visa valorizar a memória cultural da música brasileira, intercalando e misturando com ritmos contemporâneos, inovando não apenas o repertório do quarteto, mas também a maneira de interagir com o público. A combinação de virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração torna a Marimbanda um dos mais aclamados grupos instrumentais em atividade no Ceará. Os músicos são considerados grandes referências em seus instrumentos no Ceará. E esta “conversa” tem assuntos para todos os gostos, abraça um público não apenas de um nível intelectual elevado, mas também pessoas com menos entendimento teórico da música, tanto pessoas adultas como adolescentes e de todas as classes sociais.
