Estamos na semana do Dia das Crianças e o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza está com uma programação variada e gratuita para todas as idades. Foto: Tiago Santos
Dia 9, terça-feira
Artes Visuais
10h às 19h – Mostra das Obras de Maiara Capistrano
Período: de 15 de setembro a 31 de outubro
As obras de Maiara Capistrano são pinturas surrealistas, feitas a partir de uma técnica mista. Elas são marcadas por movimentos estéticos e revelam a maneira pela qual a artista percebe o mundo no hemisfério da expressão do inconsciente. Maiara está em busca de experiências pitorescas que lhe permitem descobrir o poder e a inventividade do espírito exuberante e criativo, livre de todos os obstáculos. A diversidade de cores e formas criativas nos oferece uma descrição dos pensamentos mais ocultos da artista. Seu principal objetivo é plasmar, nas telas, as personagens que povoam seus sonhos e desejos. Cada obra finalizada revela parte de sua identidade, em comunhão com o fantástico universo da criação. Nesta exposição, a artista apresenta telas no estilo surrealista contemporâneo e inspira os visitantes a uma viagem ao inconsciente. Mais do que um movimento estético, é uma maneira de enxergar o mundo dando asas ao inconsciente onde tudo acontece livremente. Maiara Capistrano participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior de 2016 a 2018, em cidade como Fortaleza, Teresina, Jericoacoara e Paris em 2017.
Artes Cênicas
09h às 14h – Oficina de formação artística “Ressignificação de espaços para potência da cena”
Oficina de técnica teatral para atores e não atores, realizada desde 2010. Vestir-se é caracterizar-se não só levando em consideração a função social da roupa, mas também sua materialidade. Ao apropriar-se desses elementos, o participante potencializa a relação com seu figurino, ampliando seu aparato técnico e seu repertório criativo. A partir de exercícios de mascaramento e da criação de ações cênicas, o participante ocupará a rua ou outros espaços, reafirmando ou reconstruindo a simbologia de uma veste. O desafio é justapor as ações-imagens nos espaços escolhidos e gerar para o transeunte/espectador uma leitura poética tanto das vestes quanto dos espaços.
Dia 10, quarta-feira
Artes Cênicas
09h às 1h – Oficina de formação artística “Ressignificação de espaços para potência da cena”
Artes Visuais
10h às 19h – Mostra das Obras de Maiara Capistrano
Literatura
15h30 – Lançamento do livro Menino Amarelo – As desventuras de um rei desencaminhado – Volume I, de Oswald Barroso
Com magníficas ilustrações de Descartes Gadelha, Menino Amarelo é o primeiro volume das memórias ficcionais de Oswald Barroso, um longo romance épico sob o título As desventuras de um rei desencaminhado. A partir da criação de um personagem fictício, Raimundo Flor, seu alter ego, o autor desenvolve a narrativa de sua história, incluindo a de seus ancestrais, sua família e centenas de companheiros de percurso, com liberdade imaginativa e rigor histórico, quanto a nomes, datas e locais, em que os fatos ocorreram. O primeiro volume de uma obra planejada para mais quatro, abarca a infância do personagem, indo do ano do seu nascimento, 1947, até a idade de 16 anos. O projeto é publicar um volume inicialmente. Os próximos, já em processo de elaboração, deverão se nominar: Risco vermelho e Sonho azul. A riqueza da narrativa advém do fato de Oswald Barroso incluir em suas memórias um vasto número de personagens e acontecimentos, que revelam parte de um Brasil profundo e desconhecido.
Artes Cênicas
18h – Espetáculo Onde mora Sebastião? – Travessia. Classificação indicativa: livre.
Travessia é a primeira parte da trilogia baseada na obra de ‘Dom Quixote’. Fundamentado em sua viagem de bicicleta, o Coletivo Avuá narra a peregrinação de um homem às margens do Rio São Francisco e seu encontro com o mar. Dentro de cada rio, assim como os humanos, reside o mistério, os encontros e, principalmente, a necessidade de correr rumo a algo maior, o mar. A redenção? A busca de um homem em direção ao seu mar. Após três meses de imersão na região do Cariri, principalmente Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará, a necessidade de falar sobre a fé de cada um se tornou eminente. A fé como veículo motor para seguir em frente, descobrir onde mora a fé e qual é também o seu motor interior para impulsionar a vontade. Onde mora Sebastião? – Travessia – é um monólogo teatral que narra de forma divertida a saga de um homem em busca de si mesmo. Duração: 80 min. Classificação Indicativa: livre.
Dia 11, quinta-feira
Artes Visuais
10h às 19h – Mostra das Obras de Maiara Capistrano
Música – Cardápio Musical
12h – Sons de Vós – “Terra Sonora”
O grupo Sons de Vós teve como origem a união de vários pensamentos distintos de instrumentistas e alunos do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), coordenados pelo professor David Calandrine, onde ele condensou esses pensamentos em um só, sendo nós por vós, deu-se a criação no final do ano de 2017. Com a valorização e o fortalecimento da cultura brasileira, será passado de geração em geração o que de bom existe na terra natal, terra de sons diversos, expressões de todos, a terra sonora. Após a origem, o grupo tem se fortalecido em recitais didáticos no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e em shows de escolas de músicas particulares. Com David Calandrine (coordenador do projeto), Israel Alves (músico intrumentista: violão), Douglas Calandrine (músico instrumentista: flauta tranversal e clarineta), Vitor Pascoal (músico instrumentista: violão), Maxwell Pascoal (músico Intrumentista: violão).
Artes Cênicas
18h – Espetáculo Onde Mora Sebastião? – Travessia. Classificação indicativa: livre.
Dia 12, sexta-feira
FERIADO
Dia 13, sábado
Artes Visuais
10h às 19h – Mostra das Obras de Maiara Capistrano
História e Patrimônio
13h30 às 16h – Trem da História
Em um veículo estilizado de trem, vamos percorrer ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, trazendo à memória fatos de Fortaleza dos séculos XIX e XX. Local de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560, Centro, Fortaleza/CE.
Inscrições de grupos da terceira idade: 40 vagas. Contatar Gerson Linhares (educador, pesquisador e turismólogo) ou Ivanilde Vasconcelos (educadora e turismóloga), através do telefone (85) 9.8835-9915.
Inscrições individuais: 10 vagas, diretamente na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Criança e Arte
15h – Mostra de filmes comKids: sessão Pipa – até 6 anos
São 22 produções audiovisuais produzidas no Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai que abordam, com sensibilidade e criatividade, temas como cidadania, identidade, família, entre outros. A mostra é uma das ações do comKids (www.comkids.com.br), iniciativa que reúne e articula profissionais do setor de mídia e cultura para a infância e adolescência no Brasil e na América Latina.
16h – Mostra de filmes comKids: sessão Bambolê – a partir de 6 anos
16h – Espetáculo O Farol, com a Cia. Studio Sereia. Local: Teatro do CCBNB-Fortaleza
Uma menina brinca com a música e inventa sua própria história. Ela voa, mergulha, dança e faz uma viagem onírica. A criação dramatúrgica do espetáculo parte de uma construção poético-musical em diálogo com universo imaginário da primeira infância, mesclando teatro e dança. O músico Chico César foi um dos colaboradores da construção do texto. Recomendado para bebês a partir de seis meses até crianças até quatro anos. (O público é limitado até 40 bebês acompanhados, cada, de no máximo dois adultos). Sobre o grupo: a Cia. Studio Sereia foi fundada pela cantora, multi-instrumentista, compositora, diretora e atriz Fernanda Cabral. O grupo se dedica, sobretudo, ao teatro para bebês, tendo como destaque a experiência da sua fundadora junto à companhia hispano-brasileira La Casa Incierta. Além de seus espetáculos, a companhia tem criado trilhas sonoras para peças no Brasil e na Espanha. Classificação: livre. Duração: 50min.
17h – Espetáculo Inka Clown, com o Circo Rebote (DF). Local: Palco do Estacionamento CCBNB-Fortaleza
Local: Palco do Estacionamento CCBNB-Fortaleza
Um palhaço latino-americano, direto das mais altas terras da América, vem nos mostrar sua maleta, onde guarda uma porção de surpresas acompanhadas de acrobacia, equilibrismo e truques. Entre risos e encantos, surge a Lhamita, uma lhama acrobata de brinquedo. O espetáculo é cheio de ternura, graça e beleza, que traz em sua essência a expressão cultural do teatro de rua latino. Classificação: livre. Duração: 50min.
Música – Letras & Músicas – Dose Dupla
18h30 – Erivan Produtos do Morro – Bendito som das quebradas
Erivan Produtos do Morro é um artista cearense ligado ao movimento Hip Hop, de grande relevância para a cena musical do estado. Gravou com grandes nomes do Rap Nacional, além de projetar seu trabalho internacionalmente através de parcerias com artistas estrangeiros. Apresenta ao público um novo projeto intitulado “Bendito som das quebradas”, show que reúne canções autorais inéditas e versões atualizadas de suas antigas composições, que ganharam novos arranjos em sua passagem pelo laboratório de música da escola Porto Iracema das Artes (Fortaleza), onde recebeu tutoria do renomado produtor musical Tadeu Patolla. Com um roteiro bem elaborado, o artista mistura as batidas do bom e velho rap com vertentes do rock, do ragga, da MPB, do morro com o asfalto, sem perder de vista as influências regionais do repente e da embolada. Traz ao palco o universo dos pescadores, dos romeiros, dos emboladores e de toda gente que figura em sua memória afetiva; também inova trazendo a formação guitarra, baixo, bateria e MPC, sendo um grande diferencial no seu estilo de cantar rap. O Bendito som das quebradas reúne canções representativas das vivências e encontros, caracterizando-se como um espetáculo autobiográfico, ao mesmo tempo em que traz referências de várias partes do mundo, desnudando a formação cosmopolita do músico. O resultado é um show vibrante, cheio de ritmos, que apresenta o estilo rap de uma forma diferente da qual o público está acostumado.
20h – Dingo Bells
Dingo Bells, nascido em Porto Alegre/RS, segue no cenário independente brasileiro desde 2006, utilizando suas influências do rock’n’roll das novas gerações e a sustentação teórica do caldeirão cultural dos anos 1960 e 1970. Com mais de dez anos de estrada, o grupo já se apresentou no Japão (Festival Brasil Day, 2013) e abriu shows internacionais como Television, de Nova York, do ex-Beatle Ringo Starr e do Maroon 5. Em 2018, lançaram o segundo disco, Todo mundo vai mudar, que foi contemplado no edital da Natura Musical e compõe dez faixas que refletem sobre os diferentes aspectos de mudança que uma pessoa pode viver: seja física, geográfica, imaginária ou espiritual. Classificação: livre. 60 min.
