O Teatro Máquina comemora junto ao público de Fortaleza seus 15 anos de atuação e apresenta em parceria com o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, nos dias 15, 16 e 17, sempre às 19h, os principais espetáculos de seu repertório: “Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER”, “Nossos Mortos” e “O Cantil”. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos iniciam com uma hora de antecedência na bilheteria do Cineteatro. Para o espetáculo “O Cantil” haverá acessibilidade em libras. Foto: Walmick Campos
Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER
O espetáculo que dá início a Mostra tem entrada limitada a 60 lugares (público é acomodado no palco), a classificação indicativa é 18 anos e tem duração de 45 minutos.
“Diga que você está de acordo!” parte dos fragmentos do Fatzer de Brecht, escritos entre 1926 e 1931. A fábula brechtiana se passa na I Guerra Mundial: quatro soldados alemães desertores se vêem confinados na casa de um deles. Os quatro tentam chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. Na montagem do Teatro Máquina, o grupo se desafia a enfrentar o material textual inacabado e desenvolver uma dramaturgia da cena, explorando a guerra como situação motriz para improvisar e descobrir como a linguagem e o tempo do teatro podem expressar os extremos da espera, da violência e da comunicação.
Na encenação de sua MÁQUINAFATZER, o grupo dá forma ao fragmento em tensão, repetição, engajamento físico e na construção/destituição de uma língua inventada. O espetáculo explora a potência do tempo presente em criação de ação contínua, transfigurando os fantasmas do passado e do futuro no agora da representação.
Nossos Mortos
Dia 16, é apresentado o mais recente trabalho do grupo, que teve estreia em abril de 2018: “Nossos Mortos”. A classificação indicativa é de 12 anos, a duração é de 60 minutos e a entrada também é gratuita e limitada a 60 lugares.
Em Nossos Mortos, o Teatro Máquina traz a voz de Antígona articulada às inúmeras histórias dos massacres a movimentos populares, especialmente o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, Ceará. Antígona é uma tragédia sobre uma irmã que deseja enterrar o irmão e sobre o tio dela, agora feito general, que a impede de enterrá-lo. É também sobre como o palco da política está infestado com o cheiro podre dos cadáveres esquecidos. Nesse espetáculo o grupo explora a fala, o canto e a ambiência sonora, a partir das sonoridades fúnebres sertanejas.
O Cantil
Encerrando a Mostra, no dia 17 (quarta-feira), será exibido o espetáculo do grupo que completa 10 anos: “O Cantil”. Com classificação indicativa de 10 anos e duração de 40 minutos, a peça conta com acessibilidade em libras e 800 lugares (público é acomodado na plateia).
O Cantil surge de uma leitura bastante específica de A exceção e a regra de Bertolt Brecht, onde a palavra é suprimida, para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizadas pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto de uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, transfigurada pela ausência/presença do cantil.
Serviço
Mostra Teatro Máquina 15 Anos
Programa Curta mais teatro
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500)
Dia 15/10 – Segunda-feira
19h – Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER
Local: Público sobre o Palco (limite de 60 lugares).
Dia 16/10 – Terça-feira
19h – Nossos Mortos
Local: Público sobre o Palco (limite de 60 lugares)
Dia 17/10 – Quarta-feira
19h – O Cantil
800 lugares I Acessibilidade: Intérprete de Libras.
