Com vivências, oficina e apresentação cultural o Projeto A, B, C, D Educando com a Cultura Popular realiza atividades relacionadas à cultura popular tradicional em escolas da rede pública de ensino de Fortaleza, Paracuru e Senador Pompeu. As ações envolvem alunos do ensino fundamental I, especificamente do quarto e quinto ano e mestres diplomados da Cultura Popular. Mestres da Cultura popular apresentam suas histórias e vivências para alunos em escolas nos municípios de Fortaleza, Paracuru e Senador Pompeu, respectivamente nos dias 03, 10 e 17 de dezembro. Foto: Marina Cavalcante
A atividade se baseia em apresentar para os alunos algumas manifestações da cultura popular do Ceará, com a participação de Mestres reconhecidos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Mestre Zé Pio (Fortaleza) do Boi Ceará, Mestra Mariinha da Ló (Paracuru) Mestra do Pastoril Mariinha da Ló e Mestre João André (Senador Pompeu) do Reisado de Caretas de São Joaquim. Os mestres juntamente com Arte-Educadores proporcionam aos alunos das escolas uma vivência sobre suas histórias de vida, dança e música. Dessa forma o projeto preserva a cultura tradicional popular, tendo também distribuição de cartilha educativa sobre o projeto e as manifestações.
O projeto será realizado em cada município com duração de 1 hora. Fortaleza será o primeiro a receber a ação no dia 03 de dezembro, com o Mestre Zé Pio. Em Paracuru, no dia 10, com a Mestra Mariinha da Ló. O projeto finaliza em Senador Pompeu no dia 17/12. A ação é exclusivamente para os alunos das escolas. (Veja endereços e horários na programação a seguir)
A Cartilha
O legado do projeto A,B,C,D Educando com a Cultura Popular é a cartilha educativa sobre a Cultura Popular. Tendo o mesmo nome do projeto, a cartilha foi elaborada para os alunos participantes do projeto e será distribuído nas escolas.
A cartilha explica a Cultura Popular, quem transmite e quem são os mestres e como repassam seus saberes, com destaque para as manifestações do Boi, Pastoril e Reisado. A cartilha contem entrevistas com os mestres Zé Pio, Mariinha da Ló e João André, trechos de músicas das manifestações, brincadeiras, como caça palavras, palavra cruzada e desenhos para colorir.
‘’A cartilha é a fixação do conteúdo que vai ser apresentado nas escolas e possibilita que outras pessoas possam também usufruir desse material, principalmente para quem não participou da aula-espetáculo’’ destaca coordenadora do projeto Sheila Fernandes.
O Projeto A, B, C, D Educando com a Cultura Popular é uma realização do Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares e Encena Produções, aprovada no Edital de Apoio a Projetos de Cultura Infância 2016 promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que visa à realização de atividades relacionadas à Cultura Popular Tradicional em escolas da rede pública de ensino.
Programação
03/12/2018 (Segunda-feira) – Fortaleza
15h – EMEIF Dois de Dezembro
Endereço: Rua Araquém, N° 860, Barra do Ceará
Apresentação: Mestre Zé Pio
10/12/2018 (Segunda-feira) – Paracuru
8h30 – EMEF Antônio Sales
Endereço: Rua Cap. José Téles, S/N, Centro
Apresentação: Mestra Mariinha da Ló
17/12/2018 (Segunda-feira) – Senador Pompeu
15h – EEIM Antônio Jacob Filho
Endereço: Distrito de São Joaquim
Apresentação: Mestre João André
Informações pelos contatos (85) 2181-9611 / 98723-4800 ou nas redes sociais:
Facebook https://www.facebook.com/institutodeculturaspopulares/
Instagram @institutodeculturaspopulares
Serviço
A,B,C,D Educando com a Cultura Popular
Dia 03 de dezembro de 2018 (Fortaleza)
Local: EMEIF Dois de Dezembro
10 de dezembro de 2018 (Paracuru)
Local: EMEF Antônio Sales
17 de dezembro de 2018 (Senador Pompeu)
Local: Distrito de São Joaquim
*Programação gratuita, exclusiva para alunos das escolas.
