A artista paraense Berna Reale inaugura em Fortaleza nesta sexta-feira, 07 de dezembro, na Sem Título Arte, a exposição Grito Mundo sob a curadoria de Ângela Berlinde. A data será marcada por dois eventos com a presença da artista: uma visita guiada por ela pela exposição, às 11h, e a abertura a partir das 18h. Foto: Divulgação
Reale atua entre as artes visuais e a perícia criminal, sua produção é composta por performances, fotografias, vídeos e instalações e é marcada pela crítica a aspectos materiais e simbólicos da violência e os processos de silenciamento presentes na sociedade. A exposição na Sem Título Arte, que integra a programação do Fotofestival Solar, reúne trabalhos de Berna Reale sobre os impasses do presente, imagens que são também registros das suas performances.
Berna Reale nasceu em Belém do Pará, 1965, onde vive e trabalha. Formou-se em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é perita criminal. Uma das artistas de maior destaque no atual cenário contemporâneo do Brasil, é reconhecida internacionalmente por suas performances e representou o Brasil na Bienal de Veneza, na Bienal de Fotografia de Liège, entre várias outras mostras e atualmente expõe na China. Participou também do 34º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Ganhou vários prêmios como o Pipa e Marcantonio Vilaça e suas obras fazem parte de acervos institucionais (release em anexo).
Serviço
Exposição Grito Mundo – Berna Reale
Curadoria de Ângela Berlinde
Visita guiada: 7 de dezembro, 11h
Abertura: 7 dezembro, 18h
Sem Título Arte
Rua João Carvalho, 66-Aldeota
Grátis
