Para comemorar os 220 anos de emancipação do Estado, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura Municipal de Aquiraz realizam, nesta quarta-feira, 17, a evento que celebra o Dia do Ceará. A programação especial comemorativa será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16h, com uma visitação pelo Museu Sacro São José de Ribamar , equipamento da Secult. A presença da Mestra da Cultura Cacique Pequena e a apresentação das Bandas de Música de Pindoretama, Chorozinho e Eusébio são outros destaques da programação. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz e acontece inteiramente com entrada franca. Foto: Divulgação
A programação festiva do Dia do Ceará terá início às 16h, com a visita mediada ao Museu Sacro São José de Ribamar, que conta com a exposição permanente “A história do Ceará na Arte Sacra” e exposição temporária “Asa de Anjo”, com acervo da coleção Ronald Assunção.
Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o equipamento foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O Museu Sacro passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.
A abertura da solenidade com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, acontece às 16h30, na Praça Matriz. A festa continua com apresentação das Bandas de Música de Pindoretama, Chorozinho e Eusébio. Pela noite, às 18h30, acontecem a 7° Novena de São Sebastião e, logo após, a Missa da Festa do Co-Padroeiro São Sebastião.
O Dia do Ceará
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
