Nesta sexta-feira, 25 de janeiro, às 19h30, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, patrimônio vivo do estado do Ceará, sobe ao palco do Theatro José de Alencar (TJA) com os conterrâneos do quarteto instrumental Marimbanda e o carioca Carlos Malta para gravação do DVD Epifania Kariri, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Idealizado por Heriberto Porto, flautista da Marimbanda, com produção de Rosina Torres. A apresentação já passou por Crato e Nova Olinda, ambos também no Ceará, e Rio de Janeiro (RJ). A entrada é gratuita. Foto: Lino Fly
Promovendo a descentralização da produção cultural, Epifania Kariri sugere a interação de linguagens – dança e música –, dialoga entre o rural e o urbano, entre a tradição e a contemporaneidade. “Queremos envolver o nosso público neste diálogo, valorizando a cultura tradicional, olhando para novos rumos”, explica Rosina.
A união entre esses artistas sinaliza um diálogo entre diversas vertentes da música brasileira. A tradição cabaçal centenária dos Irmãos Aniceto se permite olhar para o futuro, sem renegar o passado, misturar-se com outros músicos de renome e buscar uma nova sonoridade, tendo suas composições apoiadas por arranjos elaborados e instigantes, feitos pelos artistas envolvidos. Epifania Kariri brinca com a palavra pife e fala de sonhos de difícil realização, do encontro de um significado, da essência, de anunciação, de manifestação de algo mágico.
Os músicos se conhecem há longa data, mas é a primeira vez que participam de um trabalho como esse, todos juntos. O encontro ente os Irmãos e Malta se deu nas filmagens do documentário Xingu Kariri Caruaru Carioca (2015), de Beth Formaggini, no qual a Banda Cabaçal fez participação. O filme registrou o músico carioca percorrendo os quatro cantos do Brasil através do Pífano e desvelando ritmos e instrumentos típicos da cultura brasileira. O flautista Heriberto Porto da Marimbanda, por sua vez, conheceu os Irmãos em 1998, quando pesquisou sobre o grupo para um trabalho para a Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde ensina música.
Passados 10 anos, tocou com os mestres da tradição carirense na gravação do DVD dos Irmãos Aniceto com a Orquestra Eleazar de Carvalho, em uma comunhão do erudito e do tradicional. A Marimbanda encontrou Carlos Malta em 2010 durante o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga. Em 2017, o quarteto cearense convidou Malta para um show no histórico Theatro José de Alencar, de Fortaleza (CE).
Depois do Crato e Nova Olinda, o show seguiu para Fortaleza e Rio de Janeiro (RJ). A escolha das cidades de circulação foi feita levando-se em conta o vínculo dos músicos com suas origens.
Serviço
Epifania Kariri
Dia 25 de janeiro às 19h30
Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro -Fortaleza (CE)
788 lugares
Telefone: (85) 3101-2566
Entrada gratuita (retirada de ingressos a partir das 14h)
