A Vila das Artes continua ofertando mais cursos e oficinas. Contemplando o público carnavalesco, estão abertas inscrições para três oficinas ao público a serem realizadas de quarta-feira (30/01) a sexta-feira (01/02), na Vila das Artes. A programação contará ainda com programação musical no Centro Cultural Belchior, nas noites de quarta (30/01) e quinta-feira (31/01).
As oficinas são “Iniciação Percussiva – Tambor e Movimento”, com Macaxeira Acioli; “Circuitos Eletrônicos Aplicados à Arte Sonora”, com Lucas Estrela; e “BikeSystem”, com Mauro Farina.
Para se inscrever, é preciso enviar e-mail de solicitação para oficinasciclocarnavalesco@gmail.com, contendo as seguintes informações: oficina que pretende participar, nome completo, RG, CPF, endereço e telefone para contato. As vagas serão preenchidas por ordem de envio das solicitações. A listagem dos participantes será divulgada na terça-feira (29/01).
Carnaval
As oficinas especiais realizadas pela Prefeitura de Fortaleza antecipam o clima de Carnaval para os foliões. A programação oficial do período de pré-Carnaval do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2019 será divulgada em coletiva de imprensa prevista para quarta-feira (30/01).
Oficinas
Iniciação Percussiva – Tambor e Movimento (15 vagas): com a condução do músico e educador Macaxeira Acioli, a oficina consiste em aulas práticas com explanações teóricas breves utilizando tambores de percussão e movimentos corporais individuais e em grupo. Voltada para iniciantes, podem participar adolescente e adultos com pouco ou nenhum contato com instrumentos de percussão.
Circuitos Eletrônicos Aplicados à Arte Sonora (12 vagas): com a condução do músico e produtor musical Lucas Estrela, a oficina contempla a construção e uso de instrumentos experimentais e sintetizadores analógicos de baixo custo para músicos, produtores, djs, performers, artistas multimídia ou interessados em música experimental e eletrônica básica. Participantes aprenderão a ler esquemas de circuitos, identificar componentes e seus valores, soldar e, finalmente, construir seus próprios instrumentos low-tech.
BikeSystem (30 vagas): com a condução do ativista de ocupações em espaços públicos e DJ Mauro Farina, a oficina oferece suporte para na finalização de projeto de estilização de bicicletas, a partir da mescla entre a Cultura Sound System e a mobilidade urbana. Além de uma introdução a criação do Ciclo Coletivo Bike System, analisando cases e referencias mundiais, trabalham-se as formas de utilização de bicicletas de modo a observar a cidade de forma peculiar, permitindo a atuação artística com o meio. Qualquer pessoa pode se inscrever.
Programação
Oficina Iniciação Percussiva – Tambor e Movimento, com Macaxeira Acioli
Data: Quarta-feira (30/01)
Horário: 8h a 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Oficina Circuitos Eletrônicos Aplicados à Arte Sonora, com Lucas Estrela
Data: Quarta a sexta-feira (30, 31/01 e 01/02)
Horário: 14h a 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Apresentação musical do Oficineiro Lucas Estrela e Banda Strobo
Data: Quarta-feira (30/01)
Horário: a partir de 17h30
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, nº 123 – Praia de Iracema)
Oficina BikeSystem, com Mauro Farina
Data: Quinta e sexta-feira (31/01 e 01/02)
Horário: 8h a 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Apresentação musical do oficineiro Mauro Farina
Data: Quinta-feira (31/01)
Horário: a partir de 17h30
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, nº 123 – Praia de Iracema)
Passeio ciclístico com Mauro Farina pelo Centro da Cidade
Data: Sexta-feira (01/02)
Horário: 14h a 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Escola de Teatro da Vila das Artes oferta oficinas gratuitas de encenação e performance
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrição para duas oficinas gratuitas: “Atelier de Encenação”, com Pedro Domingues, e “A Performance de Si e do Mundo – Um olhar sobre a cidade”, com Dani Bargas. As inscrições seguem até o dia 7 de fevereiro, no site da instituição. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
A oficina “Atelier de Encenação” irá ocorrer entre os dias 11 e 16 de fevereiro, das 18h às 21h, enquanto “A Performance de Si e do Mundo” será entre os dias 11 e 20 de fevereiro, das 14h às 16h30. Ambas as oficinas possuem como público-alvo pessoas acima de 16 anos, atores ou interessados em dramaturgia em geral.
“Atelier de Encenação”
O objetivo da oficina é abordar conceitos fundamentais de direção teatral e encenação, apresentando elementos básicos de construção de cena, direção de atores e organização de um processo de montagem. Pedro Domingues é ator e diretor, formado em Artes Cênicas. Foi presidente da Federação Estadual de Teatro Amador e um dos fundadores do Sindicato dos Artistas do Ceará.
“A Performance de Si e do Mundo – Um olhar sobre a cidade”
A oficina propõe uma atividade interativa-performática de relação pessoal e com o espaço público, por meio do exercício das artes cênicas e da performance. O objetivo é criar espaços de interação nos quais os participantes possam ousar ser o que ainda não são. Dani Bargas é atriz popular no Teatro de Rua e Performances Públicas desde 2004, além de formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André.
Oficina “Atelier de Encenação”, com Pedro Domingues
Ficha de inscrição aqui
Período de inscrição: 25 a 07/02
Período de realização: 11 a 16/02, das 18h às 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)
Oficina “A Performance de Si e do Mundo – Um olhar sobre a cidade”, com Dani Bargas
Ficha de inscrição aqui
Período de inscrição: 25 a 07/02
Período de realização: 11 a 20/02, das 14h às 16h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, nº 1221 – Centro)