A temporada 2019 do projeto Jazz em Cena, que ao longo dos últimos anos vem levando grande público ao Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, terá um show especial neste sábado pós-carnaval, 9 de março, às 19h, com o acordionista Nonato Lima prestando tributo ao acordeon de Richard Galliano. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação
Nonato Lima será acompanhado por Tito Freitas (piano), Stênio Gonçalves (guitarra), Miqueias Dos Santos (contrabaixo) e Denilson Lopes (bateria).
Cearense de Quixadá, o jovem Nonato Lima vive a música desde a infância, quando teve seu primeiro contato com a sanfona. Tocando na noite, logo ganhou destaque e reconhecimento. Seu estilo particular de criar e improvisar o elevou como músico e instrumentista, possibilitando sua participação em diversos programas locais e nacionais, bem como o respeito e admiração de ícones da música como Dominguinhos e o próprio homenageado do show do Jazz em Cena, Richard Galliano.
Vencedor em vários festivais competitivos de acordeonistas e também presente como uma das atrações musicais nas Olimpíadas Rio 2016, Nonato Lima fez turnê pela Europa levando a música brasileira pela França, Bélgica e Suécia. Além das apresentações, foi convidado pelo próprio Galliano para participar de um documentário. No Brasil, dividiu o palco com ele em São Bento do Sul–PR.
Nonato Lima também dividiu palcos e estúdios com diversos artistas, como Dominguinhos, Liv de Morais, Raimundo Fagner, Flávia Wenceslau, Marcos Lessa, dentre outros, e atualmente é integrante da Orquestra Sanfonas do Ceará, além de priorizar seus projetos instrumentais com solo, duo, trio e quarteto, e a gravação do seu primeiro CD solo com músicas autorais.
Como compositor, Nonato teve músicas gravadas pela Spok Frevo Orquestra, de Recife. Como instrumentista, também trabalhou com nomes tão plurais como João Lyra, Luciana Rabelo, Celsinho Silva e Mauricio Carrilho, Elba Ramalho, Anastácia, Waldonys, Maciel Mello, Amelinha, Toninho Horta, Hermeto Pascoal, Alexandro Penezzi, Egberto Gismonti, Zé Paulo Becker, Alexandre Ribeiro, Macaúba do Bandolim, Adelson Viana, Zé do Norte, Lucinha Menezes, Adelmário Coelho, Arismar do Espírito Santo e Regional Época de Ouro (grupo mais antigo de choro do Brasil).
Richard Galliano
O francês Richard Galliano, de 68 anos, começou a estudar piano e acordeom já aos quatro anos, com o pai, Lucien Galliano. Estudou contraponto, harmonia e trombone no Conservatório de Nice, sendo inclusive premiado em um concurso de trombone, em em 1969. Mudou-se para Paris em 1975, passando a trabalhar com o compositor Claude Nougaro, escrevendo músicas que viriam a se tornar clássicos franceses, como “Allée des brouillards”, “Des voiliers” e “Vie Violence”. Em 1980 outro grande e decisivo encontro, com o argentino Astor Piazzolla, ja homenageado no projeto Jazz em Cena, que o encorajou a trabalhar em uma nova música francesa, como Astor havia colaborado para criar o “Novo Tango” na Argentina.
Galliano gravou mais de 50 discos, fora os álbuns e shows em colaboração a nomes referenciais para a história do jazz, como Chet Baker, Ron Carter, Wynton Marsalis, Charlie Haden, Gary Burton e Toots Thielemans, entre vários outros. Da canção francesa, trabalhou com Georges Moustaki, Charles Aznavour, Serge Gainsbourg, Juliette Greco, além de atuar com inúmeras orquestras em peças eruditas, tendo gravado peças de compositores como Mozart e Bach. Em 2016 recebeu a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, pelo presidente François Hollande.
Serviço
Jazz em Cena – Show Nonato Lima e Quarteto – Tributo a Richard Galliano
Sábado, 9 de março de 2019, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Entrada gratuita
