Dia 23, sábado
10h às 19h – CCBNB aberto para visitação às exposições e biblioteca
Cinema
10h30 – O pântano (La Ciénaga, Dir. Lucrecia Martel, ARG/ESP/FRA, 2001. 103min).
A cidade de La Cienaga é conhecida pelas extensões de terra que se alagam com as chuvas repentinas e fortes, formando pântanos que são armadilhas mortais para os animais da região. Perto da cidade fica o povoado de Rey Muerto, em que está localizado o sítio La Mandrágora, onde são cultivados pimentões vermelhos. Para ele vão duas famílias lideradas por Mecha (Graciela Borges) e Tali (Mercedes Morán). Mecha é uma mulher em torno de 50 anos, que tem 4 filhos e um marido que procura ignorar a situação bebendo cada vez mais. Já Tali é prima de Mecha e também tem 4 filhos, sendo que ama seu marido e sua família. Em meio a um verão infernal, as duas famílias entram em conflito e a tensão entre elas aumenta. La Ciénaga, Dir. Lucrecia Martel, ARG/ESP/FRA, 2001. Classificação: 14 anos. Duração: 103min.
História e Patrimônio
13h – História Passo a Passo. 120min
Faremos uma caminhada cultural pelo Centro Histórico de Fortaleza, no trecho das avenidas mais antigas da cidade (Dom Manuel, Imperador e Duque de Caxias). Local de saída: Centro Cultural Banco do Nordeste, Rua Conde D’Eu, 560, Centro, Fortaleza/CE. Inscrições para grupos de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais: 55 vagas. Contatar com Gerson Linhares ou Ivanilde Vasconcelos, através do telefone (85) 9.8835-9915. Classificação: livre. Duração: 120min.
Criança e Arte
14h – Oficina: Criando sua peça: dramaturgia para crianças. 60min
Criando a sua peça é uma ação formativa que visa que as crianças escrevam suas peças de teatro e, ainda durante a oficina, vejam seus textos sendo encenados pelos outros alunos. O trabalho visa fomentar a escrita do gênero dramático e a performatividade cênica, resultando em um trabalho literário-cênico e em um processo pedagógico de escrita, leitura e representação. Classificação: livre. Duração: 60min.
15h – Teatro:Flores D’água Contadoras de Histórias. 50min
Espetáculo brincante que trata da importância da água com trava-línguas, histórias, anedotas e canções populares. Idealizado pela atriz Paulinha Cavalcanti e dirigido por Anderson Barreto, o espetáculo traz histórias das flores d’água – vitória-régia, flor de lótus – entre outras da cultura oral. No palco, Paulinha é acompanhada pelo músico Rômulo Frazão, multi-instrumentista, que toca flauta transversal, banjo, cavaquinho e percussão. Classificação: livre. Duração: 50min.
16h – Trenzinho da História. 60min
As crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza. Em um veículo do tipo trenzinho, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história ao passar por praças, monumentos e equipamentos da cidade. O Trenzinho da História conta com a ilustre participação do Bode Ioiô. 50 vagas. Classificação: livre. Duração: 60min.
Literatura
16h – Literatura em Revista – Março, mês da poesia: Poesia, escrita, publicação e vida. 90min
Um lugar para o genuíno. Esta é a visão de Marianne Moore sobre a poesia. No meio de uma modernidade que ia desmoronando tudo o que era poética, não apenas Moore defendia a imprescindibilidade do poema, como seu amigo e editor Ezra Pound comentava: “o poeta é a antena da raça”. Mas, verdadeiramente, que lance é esse de poesia, que mesmo tão desprezada e esnobada, resiste, inventa e reinventa o mundo com as palavras? Para tentar descortinar as nuances dessa questão, o Centro Cultural Banco do Nordeste prepara uma programação especial para comemorar o mês mundial da poesia. Em nosso Literatura em Revista deste mês, recebemos Madjer Pontes, editor da Substânsia, explorando os conceitos de edição, escrita e publicação de poesia. Além disso, receberemos a leitura de alguns poemas feitos por alguns dos escritores/escritoras que publicaram nos últimos cinco anos pela editora. Madjer Pontes é mestre em Literatura, pela Universidade Federal do Ceará, publicou o livro Núcleo selvagem do dia, foi um dos criadores da Substânsia, da Revista Pechisbeque. Editou mais de 30 livros, boa parte de poemas, e organiza a Antologia Satélite. Classificação: livre. Duração: 90min.
Música – Dose dupla
18h30 – Pabllo Moreno – Blues e Baião. 60min
O cantor e compositor pernambucano Pabllo Moreno apresenta seu show intitulado Blues e Baião. Em um formato mais intimista composto por voz e violão, Pabllo Moreno entoará canções de sua autoria, boa parte delas premiadas em festivais da canção pelo País, além das canções do primeiro disco. Estarão presentes também no repertório, canções inéditas do próximo álbum e clássicos da música popular brasileira. Pabllo Moreno estará acompanhado de seu pai, o também músico João Netto, um renomado instrumentista brasileiro que já trabalhou com grandes nomes como Paulo Diniz, Nando Cordel, Belchior e Dominguinhos.
20h05 – Groove em Blues. 60min
Sérgio Groove transita em diversos ritmos, e dessa vez usará todo seu talento e criatividade peculiar a favor do show Groove em Blues. Acompanhado por Thiago Alves na bateria e Lu D’Sosa na guitarra, Sérgio Groove traz a essência rítmica do Blues e Jazz, com um repertório que inclui interpretação de clássicos do Blues e Jazz do BB King, Jimi Hendrix, Ray Charles, Janes Joplin, Chick Corea e outros nomes, fazendo uma roupagem supercriativa e sofisticada, sem perder a originalidade e essência, resultando em um show cheio de balanço e suingue, que faz a plateia dançar e cantar.
Serviço
Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Toda a programação é gratuita
