O projeto Jazz em Cena do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, apresenta neste sábado, 6 de abril, às 19h, show tributo ao trombonista Raul de Souza, brasileiro que conquistou reconhecimento no jazz em todo o mundo. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação
O projeto Jazz em Cena apresenta no sábado, 6 de abril, 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro), com entrada franca, um tributo a um dos maiores nomes do jazz em todo o mundo: o trombonista brasileiro Raul de Souza. Nascido em 1934, no Rio de Janeiro, tornou-se uma referência ao longo de mais de 60 anos de carreira, incluindo trabalhos com Sérgio Mendes e Milton Nascimento nos anos 60, funk nos anos 80 com George Duke e hard bop com Sonny Rollins.
Para homenagear este que muitos consideram o maior trombonista do mundo, o Jazz em Cena convidou Rômulo Santiago. Ao lado dele, grandes mestres da música instrumental e do jazz no Ceará: Tito Freitas (piano), Hermano Faltz (guitarra), Nélio Costa (contrabaixo) e Ricardo Pontes (bateria). Músicos à altura de uma homenagem a Raul de Souza, que se apresentou em Fortaleza ao lado do renomado contrabaixista norte-americano Ron Carter, em temporada em 2014.
Regente Titular da Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora (Banda do Piamarta), com a qual se apresentou em turnês na Itália e na Áustria, Rômulo Santiago participou, como tubista, de vários concertos integrando a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC). Integra a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner e participou de inúmeros festivais no Ceará e em outros estados, incluindo eventos de formação de novos artistas, como o Festival Música na Ibiapaba, e o Festival Jazz & Blues.
Como trombonista, ministrou aulas em diversos municípios do Ceará no Projeto Fortalecimento Musical para Bandas de Música, fomentado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Dividiu palcos e estúdios com artistas como Rodger Rogério, Jane Duboc, Zé Renato, Eudes Fraga, Renato Braz, Zezé Motta, Evaldo Gouveia, Cláudio Nucci, Francis Hime, Nonato Luiz, Carlinhos Ferreira, Luizinho Duarte, Fausto Nilo, Riachão, Ednardo, Arthur Maia, Zé da Velha e Silvério Pontes, Maurício Carrilho, Zé Menezes, Cristóvão Bastos, Jorge Helder, Tarcísio Sardinha, Pedro Mariano, Fafá de Belém, Zeca Baleiro, Kátia Freitas, Spok, dentre outros. Tem grande influência do Jazz e da música brasileira, sobretudo do samba-jazz e do Choro.
O show Tributo a Raul de Souza contará com grandes clássicos do repertório deste grande mestre do jazz, além de músicas menos evidenciadas.
Raul de Souza
Raul de Souza, 74 anos, considerado por muitos o melhor trombonista do mundo, nasceu no Rio de Janeiro e tocou com artistas como Milton Nascimento, Flora Purim, Airto Moreira, Sergio Mendes. Entre os vários títulos de sua discografia estão “À Vontade Mesmo” (1965), “International Hot” (1968), “Collors” (1974), “Sweet Lucy” (1977), “Don´t Ask My Neighbours” (1978), “Rio” (1998), “Elixir” (2005), “Bossa Eterna” (2008), “O Universo Musical de Raul de Souza” (2012).
Serviço
Jazz em Cena – Show Rômulo Santiago e grupo – Tributo a Raul de Souza. Sábado, 6 de abril, às 19h
Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Entrada franca
