Nesta terça-feira, 09, o Cena Cineclube exibirá o terceiro filme do ciclo “Cine-adaptações”, que convida os espectadores a um mergulho profundo no Brasil por meio de filmes realizados a partir de adaptações de obras da literatura nacional. A sessão, que acontece a partir das 19h no Estúdio de Audiovisual do Porto, traz o longa “Macunaíma” (1969), do diretor Joaquim Pedro de Andrade e adaptado da obra de Mário de Andrade. O filme será debatido pelo professor Marcelo Magalhães.
O ciclo reúne filmes clássicos e contemporâneos do cinema brasileiro. Em comum, o ponto de partida: é que os longas nascem de obras de escritores consagrados, como Clarice Lispector, Dias Gomes, Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Machado de Assis e Milton Hatoum. Com filmes realizados por cineastas igualmente renomados, como Joaquim Pedro de Andrade, Nelson Pereira dos Santos, Suzana Amaral, Anselmo Duarte, Leon Hirszman, Sandra Kogut, entre outros, o ciclo promove um diálogo entre as duas linguagens artísticas, resultando num panorama complexo e crítico da cultura nacional de inegável valor documental, inventivo e estilístico.
Desde a primeira sessão, em 26 de março, já foram exibidos e debatidos São Bernardo (1972) e Mutum (2007). As próximas seguem até meados de maio, sempre às terças-feiras, com os filmes Viagem ao Fim do Mundo (1967), no dia 16 de abril; Órfãos do Eldorado (2015), no dia 23; Vidas Secas (1963), no dia 30; O Pagador de Promessas (1962), no dia 07 de maio; e, encerrando o ciclo no dia 14 de maio, A Hora da Estrela (1985).
Sinopse
MACUNAÍMA, Direção: Joaquim Pedro de Andrade, 110 min, Brasil, 1969.
Macunaíma é um herói preguiçoso, sem caráter e safado. Nasceu no meio da mata, já grande, e só começou a falar aos seis anos de idade, prova cabal da sua preguiça. Seus jeitos e trejeitos, suas expressões e os seus diálogos cômicos, suas atitudes e confissões. Macunaíma, de negro transforma-se em branco, e do sertão migra para a cidade com os irmãos, buscando um compêndio de todas as vivências e aventuras possíveis no país. Macunaíma vive várias aventuras na cidade de forma zombeteira, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Com Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Dina Sfat e Milton Gonçalves. Adaptado da obra homônima do escritor Mário de Andrade.
Serviço
Cena Cineclube exibe adaptação de “Macunaíma”
Dia 9 de abril, terça-feira, às 19h
Estúdio de Audiovisual do Porto
Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Gratuito
