O percurso Rota de Fuga, no Laboratório de Criação e Intervenção Urbana, com a oficina “Introdução ao Pensamento Decolonial” com Eduardo Moreira e Rodrigo Lopes acontece até está sexta-feira, 26, das 14h às 18h, no Cuca Jangurussu. A oficina apresenta um panorama básico da produção de teóricas/os e artistas negras a partir de questões relacionadas ao pensamento decolonial. Esta será a primeira de quatro oficinas que abordarão os atravessamentos entre corpo, cidade, memória, território e pensamento. Para o percurso Rota de Fuga as inscrições são realizadas previamente no site do projeto. O LabCIU foi contemplado no XI Edital Ceará de Incentivo às Artes – Artes Visuais em 2016 e conta com Apoio Institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Apoio Cultural da Rede Cuca. Foto: Luly Pinheiro
Paralelamente, o percurso Imersão segue com as atividades que tiveram início no começo de abril. Já passaram pelo Laboratório os artistas Katya de Lara com a oficina “BENS”, Rômulo Silva e Gustavo Costa com a oficina “Literaturas Periféricas e Alexsandra Ribeiro com a “Introdução Básica de Arte Urbana”. Esta semana acontece a oficina “Falando em Pajubá ou Línguas que Lambem” com Levi Mota e Mateus Falcão. A ação promove um ambiente de criação e debate sobre gênero, marginalização e vulnerabilidade por meio de experimentações fotográficas realizadas com e pelos participantes, com posterior exercício de montagem física das fotos impressas e digitalização dos resultados.
As ações seguem durante o mês de maio no percurso Imersão com Lara Juvêncio, Tubarão, Jefferson Skorupski, Jared Domício e Pirata Hemfil. Já as atividades do percurso Rota de Fuga serão ministradas por Raquel Santos, Tupini e Terroristas del Amor. Os artistas e pesquisadores, foram selecionados via chamada pública, e conduzirão aulas e ações formativas, além de orientar os trabalhos finais. Em um habitat de criações, os jovens selecionados construirão um espaço de incentivo a arte urbana e periférica para repensar a cidade e como ela é ocupada. No mês de junho, ao final dos percursos, será realizado o Seminário Encontros Abertos. O objetivo é aproximar mais ainda o público geral das discussões que foram geradas dentro do Laboratório. Durante três dias, serão realizadas rodas de conversas com a presenças de artistas, pesquisadoras/es, e estudantes do campo das artes visuais e expressões contemporâneas.
Serviço
Laboratório de Intervenção Urbana – Ateliê Casamata
De abril a junho de 2019
Local: Cuca Jangurussu – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu, Fortaleza – CE
Mais informações, acesse: https://labintervencaourbana.com
