Desde março, o Cena Cineclube, do Porto Iracema das Artes, vem realizando semanalmente o ciclo “Cine-Adaptações”, com obras da literatura nacional adaptadas por diretores brasileiros. Nesta terça-feira, dia 30, será a vez da exibição do filme “Vidas Secas” (1963), com direção de Nelson Pereira dos Santos. Adaptação da obra de Graciliano Ramos, o filme será debatido pela professora Suene Honorato. A sessão inicia às 19h, no estúdio de Audiovisual da Escola. Foto: Reprodução
O ciclo continua no mês de maio com mais duas sessões. A primeira, no dia 07, exibirá o filme O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte, adaptado da obra homônima de Dias Gomes. O debate fica a cargo do professor Carlos Velázquez. A segunda sessão encerra o ciclo no dia 14 de maio, com debate facilitado por Lis Paim sobre o filme A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, adaptado da obra de Clarice Lispector.
Sinopse
Vidas Secas
Direção: Nelson Pereira dos Santos, 100 min, Brasil, 1963
Sinopse: Na primeira imagem de Vidas Secas, a cachorra Baleia, Sinhá Vitória, Fabiano e os dois meninos, os infelizes que tinham o dia inteiro, surgem como pontos pequeninos e imprecisos no fundo de uma imagem quase toda branca. O filme segue fiel na letra e no espírito o livro de Graciliano sobre a família entre a mudança e a fuga da seca, do fazendeiro, das contas, do soldado amarelo, da cadeia, do inferno, e movida pela esperança de uma cama de couro como a de seu Tomás da bolandeira. Com Átila Iório, Maria Ribeiro, Gilvan Lima, Genivaldo Lima e Baleia. Adaptado da obra homônima do escritor Graciliano Ramos.
Serviço
CENA – Cineclube exibe Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos
Dia Terça-feira, 30 de abril, às 19h
Estúdio de Audiovisual do Porto
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Gratuito
