Depois de sete sessões durante os meses de março, abril e maio, o ciclo Cine Adaptações chega ao fim com a exibição do longa “A Hora da Estrela” (1985), da diretora Suzana Amaral. A sessão acontece nesta terça-feira, 21 de maio, às 19h, no Auditório do Porto Iracema das Artes, e terá como debatedora a coordenadora do Laboratório de Cinema e do Centro de Narrativas Audiovisual – CENA15, Lis Paim. Atividade é gratuita e aberta ao público. Foto: Reprodução
Com obras fílmicas adaptadas a partir de clássicos literários, o Cine Adaptações encerra com a exibição do longa adaptado do livro “A Hora da Estrela”, último romance de Clarice Lispector. Publicado em 1977, livro conta a história da alagoana Macabéa, que tem sua vida narrada por Rodrigo S.M, um escritor à espera da morte. O livro foi adaptado para o cinema em 1985, pela paulistana Suzana Amaral.
Sinopse
A Hora da Estrela – Direção: Suzana Amaral, 96 min, Brasil, 1985
Macabéa é uma migrante nordestina semi-analfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão. Ela conhece o também nordestino Olímpico, um operário metalúrgico, e os dois começam a namorar. Mas Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa faz uma consulta à mesma cartomante, Madame Carlota, e esta prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont e Fernanda Montenegro.
Serviço
“Filme “A Hora da Estrela” marca o encerramento do ciclo Cine Adaptações do Cena Cineclube”
Terça-feira, 21 de maio, às 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema
Gratuito
