“Restos Cavam Janelas” é o mais recente espetáculo do repertório da companhia Comedores de Abacaxi e seu processo criativo se deu em torno da pesquisa em torno de um corpo em demolição – um percurso poético a partir do Edifício São Pedro, no Centro de Fortaleza, desenvolvido dentro do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes sob a tutoria do multi-artista e diretor argentino Emilio García Wehbi. As apresentações continuam nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, sempre às 19h, no Espaço Pirarucu, no bairro Benfica, em Fortaleza e neste sábado, 25, às 19h, na sede do Grupo Garajal, em Maracanaú. A entrada é gratuita. Foto: Victor Augusto
Num processo de trabalho vivido cotidianamente durante oito meses, o grupo esteve em reflexão sobre o fazer teatral e a criação de sua própria poética, chegando a uma investigação sobre a arte na contemporaneidade, provocando um debate de fissura sobre linguagens e a cidade de Fortaleza.
O projeto prevê seis apresentações do espetáculo Restos Cavam Janelas em seis espaços-sede de grupos parceiros dos municípios de Fortaleza, Itapipoca, Russas e Maracanaú. Em cada apresentação será possível dar continuidade a pesquisa do espetáculo sobre os estados éticos, estéticos e políticos de demolição contemporâneos.
As apresentações são também uma forma de intercâmbio artístico com cada grupo, aproveitando também este momento para estabelecer diálogos sobre o movimento, manutenção e sustentabilidade dos espaços-sede de grupos de teatro no Ceará.
Serviço
Espetáculo “Restos Cavam Janelas” – Cia de Teatro Comedores de Abacaxi
23/05 – Espaço Pirarucu (Fortaleza) – Rua Floriano Peixoto, 1437, Benfica – Fortaleza
24/05 – Espaço Pirarucu (Fortaleza) – Rua Floriano Peixoto, 1437, Benfica – Fortaleza
25/05 – Sede do Grupo Garajal (Maracanaú) – Rua 18, nº 119, Jereissati I, Maracanaú
07/06 – Galpão da Cena (Itapipoca) – Rua Raimundo Lopes de Sousa N° 331, Bairro Coqueiro, Itapipoca CE
Horário: 20h
Gratuito
