Inaugurado em 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), completa 109 anos em 2019. Um dos raros exemplares de arquitetura nacional de teatro jardim, tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional em 1964, é uma referência artística e turística nacional, e desempenha importantes papéis na vida cultural cearense.
Ao longo de seus 109 anos, milhares de espetáculos de diversas linguagens passaram pelo palco principal e por outros espaços cênicos do Theatro José de Alencar. O equipamento é reconhecido como um dos palcos mais importantes do país, tendo já recebido em sua história os principais grupos de teatro, dança, orquestras e artistas de renome local, nacional e internacional.
As comemorações iniciam neste fim de semana. Neste sábado (01/6), acontece um bate papo com o Mestre da Cultura “Espedito Seleiro”, às 16h no saguão do TJA. Espedito Veloso de Carvalho foi considerado Tesouro Vivo da Cultura em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) por seu trabalho de artesão em couro e em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A atividade tem entrada gratuita. No domingo, 02/6, o coletivo de djs “Tertúlia Black Vândala” chega ao TJA com muita black music e suas diversidade de vertentes: Soul, R&B, Funk, Boogie… A festa inicia às 15h na calçada e tem entrada gratuita.
O Cantares – Mostra de Corais do TJA, projeto que incentiva o canto coral, recebe neste mês o espetáculo “Terra Mãe – O feminino no planeta” do CAIS – Coral dos Amigos da Izaira Silvino. A apresentação acontece no dia 07 de junho às 19h30, no palco principal e tem entrada gratuita. Serão distribuídos 80 ingressos com uma 1h de antes do início do espetáculo. Classificação indicativa livre.
Visitas Guiadas Especiais
Durante o mês de junho, o Theatro José de Alencar realiza uma série de Visitas Guiadas Especiais Temáticas. Serão ao todo três visitas com os temas: “O jardim de Burle Marx”, com Fernanda Rocha, “O Theatro José de Alencar” com Izabel Gurgel e a “Visita Dançada” com Silvia Moura. As visitas acontecem nos dias 09, 16 e 23 de junho, respectivamente, sempre às 15h. A atividade é gratuita e limitada a 40 pessoas (por visita).
