A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) continua a temporada de apresentações nesta quarta-feira, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz. O concerto é gratuito e terá a presença de alunos da rede pública com o intuito de formar plateia para a música clássica. A Orquestra é patrocinada pela EDP Brasil por meio do Instituto EDP. Foto: Guilherme Silva
O projeto prevê a realização de 8 concertos didáticos gratuitos da Orquestra Contemporânea Brasileira no Ceará, durante o ano de 2019 e a oferta de oficinas de formação musical para crianças e adolescentes em São Gonçalo do Amarante, culminando na criação de uma orquestra infantojuvenil. As crianças e adolescentes atendidos têm como professores os músicos da Orquestra Contemporânea Brasileira.
Sediada em Fortaleza, a Orquestra deu os primeiros passos em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). Desde então o grupo tem se apresentado em versão reduzida, através do seu Quarteto de Cordas. A agenda de 2019 prevê uma série de apresentações da formação sinfônica, como também da camerata, que inclui a participação de 14 a 45 músicos, dependendo do repertório.
A OCB tem a direção artística do maestro Arley França, que é doutor em Educação, Mestre e Licenciado em Música, e fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. O maestro acumula a experiência de criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará e a direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.
Serviço
Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 05 de junho de 2019
Horário: 19h
Realização: Sinfonia BR e AAMARTE
Apoio: Cineteatro São Luiz, IFCE, Holy Cow Criações, Instituto EDP, Ministério da Cidadania
Patrocínio: EDP, por meio do Instituto EDP
