A cantora Idilva Germano apresenta no projeto Jazz em Cena, do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB), neste sábado, 15, às 19h, o show “Lady Sings the Blues”, em que homenageia a lendária cantora norte-americana Billie Holiday. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação
Idilva conta com o talento de grandes instrumentistas cearenses nos arranjos, na direção e na execução musical: Luciano Franco (guitarra semiacústica e arranjos), Tito Freitas (piano), Jorge Mateus Doudemont (saxofone), Pedro Façanha (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria), para uma viagem por uma seleção especial do repertório da eterna Lady Day.
Idilva Germano iniciou sua carreira musical em 1988, tendo participado de múltiplos projetos musicais desde então. O CD “Urbanita” (2004) divulgou o virtuosismo dos melhores músicos do Estado em composições e arranjos esmerados, recebendo numerosos elogios da crítica especializada e consagrando a cantora entre as vozes femininas do cenário local.
Dividindo a música com a vida acadêmica, Idilva retomou o caminho da música com mais frequência a partir de 2015, quando participou do projeto Ceará Jazz Series, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lotando o Teatro do Dragão. Em 2016 apresentou o show “My Favorite Things”, lotando o Café Pagliuca por duas noites com interpretações de Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Bosco, Vinicius de Moraes, Gilson Peranzetta, Ivan Lins e Baden Powell, ao lado dos irmãos Gershwin, de Rodgers e Hart, Charles Mingus e Duke Ellington. Também se apresentou no Maloca Dragão, no Teatro Boca Rica, levando o jazz ao multifestival. Em 2017, lotou o Cineteatro São Luiz, hoje um dos mais nobres palcos da música cearense.
Novos shows e parcerias musicais depois, o momento é de consolidar o reencontro de Idilva Germano com o público cearense, através do retorno a um dos repertórios mais admirados pela intérprete, que tem Billie Holiday entre suas maiores influências. E retorna, a pedidos, ao palco do CCBNB, mais de dois anos após ter brilhado, também em noite de casa cheia, interpretando o repertório de Lady Day.
“Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial”, testemunha Idilva Germano.
“São tantas músicas incríveis e de interpretação tão rica… É muito difícil escolher repertório. Mas partimos do disco ‘Lady Sings The Blues’, de 1956, e trazemos mais surpresas para o público, revisitando também outros discos”, aponta Idilva Germano, que interpretará clássicos como “Autumn in New York”, “Body and soul”, “Love is here to stay”, “The end of a love affair”, além da faixa-título, “Lady Sings The Blues” e de novas surpresas para o público.
Serviço
Projeto Jazz em Cena
Idilva Germano – Tributo a Billie Holiday
Sábado, 15 de junho, às 19h
Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB)
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Entrada gratuita
Informações: 99973-3054 / @jazzemcena / Facebook: Jazz em Cena.
