O projeto Jazz em Cena, noo Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza- apresenta neste sábado, 03 de agosto, às 19h, show com um dos melhores e mais aclamados intérpretes do Brasil: o cantor, compositor e violonista paulista Zé Luiz Mazziotti. O show contará com Mazzioti ao lado de grandes músicos da cena cearense: os maestros Tito Freitas (piano) e Luciano Franco (contrabaixo e guitarra) e o jovem e aplaudido baterista André Benedecti. O show se soma ao movimento #ficaCCBNB, pela continuidade da programação dos centros culturais mantidos pelo Banco do Nordeste em Fortaleza, Cariri e Sousa-PB. A entrada é gratuita. Foto: Divulgação
“O cantor dos cantores”. “O cantor dos músicos”. “Um dos melhores cantores do Brasil em todos os tempos”. O nome de Zé Luiz Mazziotti costuma surgir acompanhado de apresentações superlativas, mas coerentes com a intensidade e a beleza de sua arte. Sua voz de timbre grave, definida como um instrumento raro e precioso, seu canto de muito suingue e divisão, sua extensa trajetória na música, no Brasil e no exterior, sua firmeza na opção por uma música de esmero, harmonia e poesia são características indissociáveis deste paulista de Rio Claro que, não por acaso, se tornou um dos intérpretes mais aclamados por artistas do porte de Chico Buarque, Leny Andrade, Chico Pinheiro, entre tantos outros.
Também se destacando pelo apuro harmônico e rítmico de seu violão, Zé Luiz Mazziotti iniciou sua carreira nos anos 60. Integrou o grupo Canto 4, que alcançou o primeiro lugar em Festival da TV Record, de 1966, com música do baiano Tom Zé, “São Paulo, Meu Amor”. Nos anos 70, foi presença marcante em casas notáveis da cena paulistana, como o Igrejinha e o Jogral. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde gravou seus primeiros discos e participou do projeto Pixinguinha, ao lado da divina Elizeth Cardoso e do romântico Silvio César. Nas décadas de 80 e 90, viveu na França, participando de inúmeros festivais de jazz e dividindo eventos com nomes como Miles Davis, George Benson e Count Basie.
Com discos homenageando compositores como a amada Sueli Costa e o referencial Chico Burque (inclusive com participação do homenageado), Zé Luiz Mazziotti também desenvolveu um diálogo com a cena musical cearense, em apresentações inesquecíveis com a cantora e amiga Fhátima Santos, na década de 2000, em Fortaleza. Também gravou, ao lado do pianista Italo Almeida, a faixa-título do disco “Futuro e Memória – Grandes Nomes da Música do Ceará”, dos compositores Rogério Franco e Dalwton Moura, e o samba “Sedução”, de Nonato Luiz e Olímpio Rocha, no disco de músicas cantadas do grande violonista cearense.
Agora, 10 anos depois de sua última participação em palcos cearenses, Zé Luiz Mazziotti retorna a Fortaleza especialmente para este show no Jazz em Cena, no CCBNB, atendendo a pedidos de fãs e brindando o público do projeto como um todo. Reencontrando o público de Fortaleza, Zé Luiz Mazziotti.
Serviço
Projeto Jazz em Cena
Zé Luiz Mazzioti – Show “Influência do Jazz”
Sábado, 3 de agosto, 19h, com entrada franca, no CCBNB Fortaleza
Rua Conde D´Eu, 560, Centro
Informações: 85-99973-3054
