Para comemorar os 180 anos da Fotografia, celebrados nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, a Escola Porto Iracema das Artes promove uma série de atividades de 20 a 23 de agosto para celebrar o feito de Louis Daguerre, ao inventar a técnica em 1839. As ações da Semana da Fotografia acontecem em diversos espaços da Escola e integram a programação celebrativa dos 6 anos do Porto Iracema das Artes, que serão completados no dia 29 deste mês. A programação é inteiramente gratuita a e aberta a todos os interessados. Foto: Divulgação
Na terça-feira, 20 de agosto, será lançado o Fotolivro BEIRADA, com participação dos autores Yan Belém e Rafael Luz, a partir das 19h, no auditório da Escola. A obra reúne fotografias de trabalhadores da área portuária do complexo Ver-o-Peso, maior feira ao ar livre da América Latina, em Belém do Pará. As imagens produzidas pela dupla foram feitas no período de 2014 a 2019, todas em preto e branco.
No dia 21 de agosto, acontece a aula aberta “Imagem e alteridade”, ministrada por Cyro Almeida, a partir das 19h, também no auditório da Escola. A conversa apresentará um panorama da carreira do fotógrafo de Belo Horizonte (MG). O artista mineiro norteia-se em seu trabalho pelo desejo de conhecer o outro e tem na câmera fotográfica um vetor de sociabilidade e instrumento de mediação com os fotografados.
Na quinta-feira, 22, a fotógrafa Lia de Paula orienta a aula aberta “Todo filho é filho da mãe”, a partir das 19h, no Auditório. O título da formação é um projeto de pesquisa que tem a intenção de instigar um debate e um olhar mais atento sobre a maternidade solo. A artista apresenta uma proposta de diálogo entre presença, ausência e sua relação com o conceito de família.
A Semana da Fotografia encerra na sexta-feira, dia 23, com a Festa da Fotografia, uma programação intensa que inicia às 14h e segue até 21h, do lado de fora da Escola, em frente ao Porto Iracema das Artes. A festa começa com três oficinas. A primeira, “Fabulação fotográfica”, será ministrada pelo coletivo A Estufa, e “O ato de retratar pessoas”, com a fotógrafa Mariana Parente, do Museu da Fotografia Fortaleza, que tem 15 vagas. As inscrições são por ordem de chegada na recepção da Escola, a partir de 13h30. A terceira oficina é “A construção do retrato”, com Igor de Melo, no Rastilho Espaço Criativo (Rua Adolfo Caminha, 117, Centro). São 20 vagas com inscrições também a partir de 13h30min no local.
A Feira da Fotografia incia às 16h em uma edição especial com dez mulheres da fotografia cearense. Haverá, ainda, lançamentos de publicações, entre elas a Revista Olho de Peixe, projeção de fotos reunidas partir das convocatórias do Instituto da Fotografia e do Coletivo Perigrafia, formado por fotógrafos da periferia de Fortaleza. Teremos ainda a exibição de curtas sobre o Poço da Draga, produzidos na oficina de Fotobiografia, além do lançamento de uma fanzine desta formação, a partir das 18h. Para encerrar a noite, será realizado um SLAM, um campeonato de poesia falada, a partir de 20h, organizado pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema. A festa contará com os DJs Yan Belém e Vanessa Andion.
A Festa da Fotografia é uma realização do Programa de Fotopoéticas da Escola Porto Iracema das Artes e do Instituto da Fotografia (Ifoto), em parceria com o Coletivo Mulheres da Imagem Ceará, Coletivo A Estufa, Coletivo Perigrafia, Rastilho Espaço Criativo, Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC), Revista Olho de Peixe, Museu da Fotografia e tem apoio do Instituto Iracema.
OUTRAS ATIVIDADES
Formações sobre fotografia complementam a programação comemorativa. De 27 de agosto a 26 de setembro, sempre às terças e quinta-feiras, das 14h às 17h, o fotopintor Mestre Júlio Santos e o fotógrafo Cyro Almeida participam das atividades que integram programação do Ateliê do Museu da Cultura Cearense. As ações acontecem em parceria com o Museu da Cultura Cearense.
No dia 30 de agosto, a fotojornalista Marizilda Cruppe e o diretor de arte, designer, artista visual Rogério Costa ministram a aula aberta “Narrativas visuais humanitárias”, resultado de parceria entre o Porto e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A formação acontece a partir das 19h, no Auditório do Porto.
Serviço
Porto Iracema das Artes – Semana da Fotografia
Data: 19 a 23 de agosto
Porto Iracema das Artes
Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Programação gratuita
Lançamento do Fotolivro Beirada, com participação dos autores Yan Belém e Rafael Luz
Data: 20 de agosto, às 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito
Aula aberta “Imagem e alteridade”, ministrada por Cyro Almeida
Data: 21 de agosto, a partir das 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito
Aula aberta “Imagem e alteridade”, ministrada por Cyro Almeida
Data 21 de agosto, a partir das 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito
Aula aberta “Todo filho é filho da mãe”, com a fotógrafa Lia de Paula
Data: 22 de agosto, a partir das 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito
Festa do Dia Mundial da Fotografia
Data: 23 de agosto, sexta-feira
14h – Oficinas
16h – Feira da Fotografia
17h- Lançamento de publicações
18h – Projeções de fotos e exibição dos curtas sobre o Poço da Draga produzidos na oficina de Fotobiografia
20h – SLAM
Em frente ao Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
Programação do Ateliê do Museu da Cultura Cearense, com o fotopintor Mestre Júlio Santos e o fotógrafo Cyro Almeida
Data: 27 de agosto a 26 de setembro, sempre às terças e quinta-feiras, das 14h às 17h
Ateliê do Museu da Cultura Cearense
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Gratuito
Aula aberta “Narrativas visuais humanitárias”, com Marizilda Cruppe e Rogério Costa
Data: 30 de agosto, às 19h
Auditório do Porto Iracema das Artes
Gratuito
